“Quando a seca entra” | Nova individual de Fábio Baroli

(São Paulo, SP)

A Galeria Superfície recebe a mostra “Quando a seca entra”, individual de Fábio Baroli. Natural de Uberaba, MG, o artista é Bacharel em Artes Visuais, Universidade de Brasília, UnB e foi indicado ao PIPA 2012.

Há alguns anos, desde o retorno à sua cidade Natal – Uberaba – Fabio Baroli tem se dedicado a pintar o Matuto. O matuto do dicionário, o homem que vive no mato, o habitante do campo, o sertanejo. E tudo o que é relativo ao campo, ao mato. Da observação dos seus matutos favoritos, e de todos os temas que eram caros a eles, dos trocadilhos e das brincadeiras comuns era natural que ele voltasse os olhos para a sua própria história. A história da família.

Nesta exposição ele nos traz uma série de pinturas em pequenos formatos constituídas em segmentos por telas independentes que podem se correlacionar, gerando ininterruptas narrativas visuais. Para cada composição, são utilizadas referências de fotografias analógicas antigas, de álbuns de família, e também imagens digitais. É um trabalho que traz imagens de cotidianos interioranos em diferentes lugares, tempos e gerações, em uma mistura de memórias que permitem dar a (re)conhecer aquilo que mora no imaginário de muitos. Um jogo de imagens e lembranças em busca de reinterpretações que suscitam a identificação do que se viveu ou se ouviu contar em alguma história.

A série visa abarcar o processual e o cronológico não como uma sucessão sequencial de acontecimentos, mas como instantes que transitam entre temporalidades, tendo percursos, aprendizados e reviravoltas relacionados ao desdobramento da poética que resultam em planos cartográficos imagéticos, memoriais e inventivos que, muitas vezes, se embaralham.

“Quando a seca entra”, individual de Fábio Baroli
Em cartaz até 16 de maio

Galeria Superfície
Terça à sexta das 10h às 19h
Sábado das 11h às 17h
Rua Oscar Freire 240, Jardins
01426-000 São Paulo
T + 55 11 3062 3576
info@galeriasuperficie.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA