(Rio de Janeiro, RJ)
A galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea recebe a partir de amanhã a coletiva “Horizonte Generoso – uma experiência no Pará”, com curadoria de Bernardo Mosqueira. A mostra conta com a participação de oito artistas, incluindo Alberto Bitar, Armando Queiroz e Luiz Braga.
A mostra faz parte do projeto da galeria de mostrar anualmente um recorte da produção atual de um estado brasileiro fora do Sudeste. Alberto Bitar, Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Elza Lima, Keyla Sobral, Luiz Braga, Orlando Maneschy e Guy Veloso são os artistas que representam a arte paraense nesta mostra. Segundo Luciana Caravello, o Pará foi escolhido porque, apesar da pouca visibilidade e da distância, os artistas da cidade tem trabalhos cada vez mais únicos e fortes e, por isso, estão se destacando no mercado de arte, com obras reconhecidas em exposições nacionais e internacionais.
O curador Bernardo Mosqueira explica que a mostra não tem a pretensão ser um retrato definitivo da produção de arte no Pará, pois essa é de fato muito abundante e complexa. “Horizonte Generoso” é o resultado de uma experiência pessoal de pesquisa e estadia. O curador foi a Belém depois de fazer sua pesquisa à distância. “A exposição parte da história de uma viagem de um pesquisador pela cidade, encontrando seus artistas, suas instituições, suas questões, pesquisas e, com isso, encontrando recorrências, interesses comuns, ritmos, ressonâncias”. “Podemos dizer que a relação com o mágico ou espiritual, o amor, a relação do povo com natureza, e a violência no campo e na cidade são quatro assuntos importantes dessa exposição”, explica Mosqueira.
“Horizonte Generoso – uma experiência no Pará”, mostra coletiva com Alberto Bitar, Armando Queiroz e Luiz Braga
Em cartaz até 16 de maio
Luciana Caravello Arte Contemporânea
Rua Barão de Jaguaripe, 387 – Ipanema
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 14h
T: +55 21 2523-4696
contato@lucianacaravello.com.br