Foi divulgada essa semana a lista dos vencedores do Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte de 2014, que contempla trabalhos em fotografia. O artista João Castilho, indicado ao PIPA pela primeira vez em 2015, foi um dos vencedores com “Zoo” e recebeu o terceiro lugar na premiação. A série fotográfica coloca animais selvagens e silvestres deslocados para ambientes domésticos. Veja imagens do trabalho na galeria abaixo:
A série de fotografias “Zoo”, de 2014, foi realizada com o incentivo da Bolsa de Fotografia ZUM/Instituto Moreira Salles, da qual foi vencedor em 2013, assim como a artista Letícia Ramos. Em entrevista a Revista ZUM, Castilho afirma: “O que me interessava era justamente trazer o animal, no caso um animal selvagem, silvestre para dentro de um ambiente doméstico, onde potencialmente estaríamos mais à vontade enquanto humanos, para voltar a discutir, através da imagem e do ato que a origina, onde nos localizamos enquanto homens e animais. Embaralhando novamente posições e fronteiras que às vezes se engessam. Esse deslocamento do animal proporciona isso, um curto-circuito na realidade.”
O Prêmio FCW de Arte promove anualmente as 100 melhores fotos do período anterior, sejam de publicidade ou ensaio fotográfico, com distinção para os primeiros colocados em cada modalidade, premiados com significativo valor além do próprio Troféu FCW. Em 2008, João Catilho foi o grande vencedor do prêmio com o trabalho “Redemunho”, que traz como referência o Sertão brasileiro.