(Malmö, Suécia)
Nesse domingo, o museu Malmö Konsthall recebe Runo Lagomarsino para uma conversa sobre as influências presentes em seu trabalho.
No próximo domingo, 19 de abril, às 15h (UTC+2), o artista Runo Lagomarsino participa de uma conversa com Gertrud Sandqvist, reitora e professora na Academia de Arte de Malmö. A conversa terá foco no pós-colonialismo, feminismo e outros tópicos importantes para Lagomarsino em seu trabalho. A discussão será em Sueco, no auditório do museu Malmö Konsthall. A entrada é gratuita, mas há um número limitado de lugares.
Simultaneamente no espaço do Museu, acontece mostra conjunta de Runo Lagomarsino e Carla Zaccagnini. As práticas artísticas dos dois refletem o trans-nacionalismo de suas respectivas biografias. Lagomarsino nasceu em Lund, na Suécia, filho de pais argentinos descendentes de italianos. Fugiram do país como refugiados políticos durante os anos 70. ZAccagnini nasceu em Buenos Aires, filha de pais de origem italiana, que imigraram para o Brasil em 1981. Essas raízes migratórias se manifestam nas práticas de ambos os artistas, evidentes em suas abordagens versáteis aos meios artísticos, assim como em seu engajamento em distintos campos, como a linguística, geografia, pós-colonialismo, identidade nacional, gênero, história da arte e gêneros de arte, assim como crítica internacional. Os trabalhos exibidos nessa mostra funcionam como encontros episódicos nas pesquisas constantes dos artistas nessas respectivas áreas.
As obras apresentadas nessa exposição foram divididas em cinco abrangentes temas: mapeamento e topografia, violência e destruição, distâncias em atrito, atravessando linguagens e regiões, deslocamento e (des)construção da identidade nacional. Os agrupamentos são representados formalmente por uma estrutura e um sistema gráfico desenvolvido pelo artista Luca Frei, convidada pelos artistas devido a seu interesse por escultura como uma forma de exposição. Cinco paredes monumentais fazem referência ao formato de um compasso, trazendo atenção à recorrente noção to movimento geográfico nos trabalhos de Zaccagnini e Lagomarsino, enquanto divide a atenção do público do centro da galeria.
Conversa com o artista: Runo Lagomarsino
19 de abril, às 15h (UTC+2)
Entrada gratuita
Carla Zaccagnini e Runo Lagomarsino
Curadoria de Diana Baldon e Nicola Lees
Em cartaz até 24 de maio
Entrada gratuita
Malmö Konsthall
S:t Johannesgatan 7
Working hours: daily, from 11am to 5pm. Wednesdays, from 11am to 9pm
T: +46 40-34 12 86
info.konsthall@malmo.se