Artistas indicados PIPA 2015 | Veja as novas páginas criadas esta semana

Os artistas indicados em 2015 enviam material para compor suas páginas aqui no site. Artistas que já participaram do Prêmio em outras edições podem enviar novos materiais e terem suas páginas atualizadas.

Dentre os artistas indicados ao PIPA pela primeira vez nesta edição, Gustavo Von Ha, João Castilho, João Loureiro, Juan Parada, Pedro Caetano e Romy Pocztaruk tiveram suas páginas atualizadas com imagens, textos e vídeos aqui no site. Acesse essas novas páginas para ver imagens de trabalhos e informações sobre as carreiras destes artistas.

Além das duas novas páginas, Marina Rheingantz e Rodrigo Braga – que já participaram do Prêmio em outras edições – também enviaram novos dados para atualização de sua páginas.

Veja as novidades nas páginas dos artistas:
(clique no nome do artista para acessar sua respectiva página, conhecer melhor seus trabalhos e carreira)

Gustavo Von Ha

Natural de Presidente Prudente, vivendo na capital paulista, Von Há foi indicado ao PIPA este ano pela primeira vez. A produção de Gustavo von Ha desenvolve-se a partir de uma pesquisa sobre os tênues limites entre realidade e ficção, arte e mercado, produção autoral e indústria cultural dentro do contexto da arte contemporânea. As investigações desdobram-se em dois núcleos de trabalhos: “Projeto Leonilson” e “Projeto Tarsila”, séries de objetos feitos a partir de cópias de desenhos originais de Tarsila do Amaral e José Leonilson; e “Heist Films Entertainment”, nome de uma produtora cinematográfica fictícia criada pelo artista para desenvolver e distribuir trailers de filmes que nunca serão realizados. Em sua página é possível ver imagens de ambos os núcleos, além de um texto com mais explicações sobre sua carreira e obra.

João Castilho

Também participando do Prêmio pela primeira vez, Castilho trabalha com fotografia, vídeo, escultura e instalação. Seus trabalhos tem inspiração na literatura, na arte, na cultura popular, na atualidade e em sua própria história oscilando entre a memória pessoal e coletiva. João explora temas existenciais e políticos da vida e da morte, do bem e do mal, da inocência e da culpa, da pulsão e do medo. O artista – que foi recentemente anunciado como um dos vencedores do Prêmio FCW de Arte 2014 – teve sua página recentemente preenchida com 47 obras de sua autoria, além de um texto.

João Loureiro

Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP – em 2007 e Licenciado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP – em 1995, Loureiro já participou do PIPA em 2011 e este ano foi novamente indicado. O artista acaba de lançar seu novo site, e atualizou essa informação em sua página que conta ainda com 19 imagens de trabalhos e um texto.

Juan Parada

O curitibano formado em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) em 2002, expõe seus trabalhos desde 1997 e foi indicado ao PIPA este ano pela primeira vez. Começou a pesquisar cerâmica em 2003 e foi um dos membros fundadores do coletivo Interluxartelivre (2002 a 2011), que agitou o meio artístico da capital paranaense na década passada. Parada trabalha com instalações, esculturas, intervenções urbanas e inserções espaciais. Desenvolve pesquisas sobre tridimensionalidade, relações de tempo-espaço e diálogos arquitetônicos. Visite a página do artista para ver 27 imagens de suas obras, um texto e seu currículo.

Marina Rheingantz

Natural de Araraquara, SP, vivendo na capital paulista, Rheingantz participou de 5 das 6 edições do Prêmio, sendo uma das artistas mais indicadas ao PIPA. Agora com 24 imagens de suas pinturas (duas delas adicionadas esta semana) e o currículo atualizado, você pode ter um panorama mais completo da obra da artista na página da artista cuja exposição individual mais recente foi “Independent Projects”, em Nova York, EUA.

Rodrigo Braga

Natrural de Manaus, AM, nascido em 1976, Braga há muito vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ. O artista não só participou do PIPA em outras três edições, como foi finalista e vencedor do PIPA Voto Popular Exposição (categoria em que quem decide o vencedor é o público que visita a mostra dos finalistas no MAM-Rio) em 2012. Agora o artista atualizou sua página com quatro novas imagens de obras recentes e novidades no currículo.

Pedro Caetano

Artista, ex-galerista e curador, Pedro Caetano se formou em cinema em 2006. Em 2007 inaugurou em São Paulo a ‘galeria polinesia’ onde trabalhou como diretor durante os três anos de funcionamento da galeria. Nesses anos passaram por lá artistas importantes da sua geração: Adriano Costa, Diego Bianchi, Tetine, Carlos Issa, Martin Legon, Rodolpho Parigi, Regina Parra, Rodrigo Bivar, Ana Mazzei e muitos outros. A partir de 2010 fecha a galeria e se dedica ao trabalho de artista e curador. Em sua página encontram-se 21 imagens de suas obras, texto e currículo.

Romy Pocztaruk

O trabalho fotográfico e videográfico de Romy Pocztaruk lida com simulações e com a posição a partir da qual o artista interage com diferentes lugares e participa do PIPA pela primeira vez este ano. Entre as mostras das quais participou estão 31ª Bienal de São Paulo, SP, “BRICS”, Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro, RJ (2014); “Convite à Viagem – Rumos Artes Visuais”, Itaú Cultural, São Paulo, SP, Rio de Janeiro, RJ, Goiânia, GO, (2011-13); 9ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS; “Region 0 – The Latino Video Art Festival of New York”, Nova York, EUA, (2013); 64º Salão Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Casa das onze janelas, Belém, PA (2012); “Percursos Simulados”, Paço das Artes, São Paulo, SP, “Simulated Pathways”, Skalitzer 140, Berlim, Alemanha (2011); e “All Photographers Now”, Musée de l’Elysée, Paris, França (2006). Veja 9 imagens de suas obras e um texto sobre sua carreira.


Acesse as páginas dos artistas. Veja também a lista completa dos artistas participantes em 2015.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA