Nona edição da feira Art Dubai tem espaço dedicado à América Latina

(Dubai, Emirados Árabes)

A feira de arte Art Dubai realiza sua nona edição a partir de hoje e conta com a participação de artistas como Ayrson Heráclito, Caetano Dias, Cao Guimarães, Cinthia Marcelle, Clara Ianni, Cristiano Lenhardt, Lucia Koch, Marcellvs L., Marcelo Cidade, Mayana Redin, Tatiana Blass e Vivian Caccuri.

Art Dubai é a principal feira de arte no Oriente Médio, África e Ásia Meridional e apresenta um line-up diversificado com a participação de 90 galerias do mundo todo e dividida em três programas: Contemporâneo, Moderno e Marker, que este ano destaca a América Latina.

A categoria Marker, que neste ano conta com a curadoria de Luiza Teixeira de Freitas, é um programa curatorial de galerias e espaços de arte, realizado pela Art Dubai. A cada ano, um tema ou geografia específica são definidos e recebem foco nesta seção. O objetivo é de exemplificar o papel da feira como um local para descobertas e intercâmbios culturais. Marker 2015 busca explorar o que é produzir e trabalhar com arte na América Latina hoje, estabelecendo pontes com o mundo Árabe a partir de plataformas em comum.

Práticas artísticas são reflexos da vida em suas diversas formas e manifestações. Esse foi o pensamento inicial para desenvolver a seção Marker em 2015: como mostrar artistas que pensam dessa maneira na América Latina? Como artists nessas regiões são influenciados pelas culturas Árabes? Essas conexões são pertinentes? O processo curatorial por trás desse projeto surgiu de forma orgânica, um questionamento levando ao outro e os relacionamentos sendo estabelecidos a partir disso.

Nesse ano, diversos artistas foram selecionados para participar de diferentes categorias dentro da seção, como Ayrson Heráclito, Caetano Dias, Cao Guimarães, Cinthia Marcelle, Clara Ianni, Cristiano Lenhardt, Lucia Koch, Marcellvs L., Marcelo Cidade, Mayana Redin, Tatiana Blass e Vivian Caccuri.

Em Sound [Som], categoria que explora a força narrativa, estética e experimental do som, Cinthia Marcelle apresenta “Audição”, de 2014; Marcellvs L. apresenta “Klavierwellen” [“Ondas do Piano”], de 2011; e Vivian Caccuri apresenta “Pagode”, de 2014.

Na exposição coletiva “Building Imaginary Bridges Across Hard Ground” [“Construindo Pontes Imaginárias Através do Chão Duro”], baseada no conto “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius”, do autor argentino Jorge Luis Borges, Clara Ianni apresenta “Here you can dream” [“Aqui você pode sonhar”], de 2009; Lucia Koch apresenta “Golden years” [“Anos Dourados”], de 2013; Marcelo Cidade apresenta a série “Realidade Placebo”, de 2014; e Mayana Redin apresenta “A Ruína X”, de 2015.

Em Video, desenvolvida a partir das obras exibidas no Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, “As mãos de Epó”, trabalho de 2007 por Ayrson Heráclito será exibido, assim como “Sin Peso”, (2006) de Cao Guimarães; “Rabeca” (2013), de Caetano Dias; “Cruzada” (2010), de Cinthia Marcelle; “Solenidade de hasteamento da bandeira ‘ao vivo'” (2009), de Cristiano Lenhardt; e “Metade da fala no chão_Piano Surdo” (2010), de Tatiana Blass.

A feira Art Dubai tem seu início hoje, 18 de março, terminando no próximo sábado, dia 21.

Art Dubai 2015, com Ayrson Heráclito, Caetano Dias, Cao Guimarães, Cinthia Marcelle, Clara Ianni, Cristiano Lenhardt, Lucia Koch, Marcellvs L., Marcelo Cidade, Mayana Redin, Tatiana Blass e Vivian Caccuri
Marker | curadoria de Luiza Teixeira de Freitas
Abertura: 18 de março
Em cartaz até 21 de março

Madinat Jumeirah
Estrada Al Sufouh, Umm Suqeim
Saída 39 (Interchange 4) da Estrada Sheikh Zayed
Funcionamento: quarta e quinta, das 16h às 21h30. Sexta, das 14h às 21h30. Sábado, das 12h às 18h30.
info@artdubai.ae



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA