Em cartaz | “Perdeu a memória e matou o cinema”, por Solon Ribeiro

(Rio de Janeiro, RJ)

A galeria Athena Contemporânea recebe até abril a exposição individual “Perdeu a memória e matou o cinema”, de Solon Ribeiro, que tem a curadoria assinada por Yuri Firmeza.

Adaptado do texto do curador, Yuri Firmeza:
Cerca de trinta mil fotogramas de cinema pertencem ao arquivo que Solon Ribeiro herdou de seu avô. Este, quando dono de uma sala de cinema no interior do Ceará, selecionou minuciosamente cada um dos frames que compõem a coleção. Parte desses frames repousa condicionada a álbuns e conservam a aura implicada em cada um desses pequenos organismos – cada um deles catalogado, nomeado, datado. Ou seja, mesmo deslocado de sua estrutura inicial mantêm-se circunscrito, pelo exercício taxonômico, a um espaço e tempo impecavelmente demarcado.

É com a leveza de quem reconhece o peso histórico da coleção, mas não se deixa sobrepujar pela mesma, que Solon Ribeiro transita em meio a trinta mil fantasmas. Ao rearticular o arquivo, Solon faz falar os fantasmas e assombrações de nosso próprio tempo. Cria aproximações insuspeitas entre imagens de filmes diversos que passam a dialogar tanto na estrutura fílmica quanto na disposição espacial de suas videoinstalações. É o caso da fabricação de projetores escultóricos que, construídos de maneira low tech, atualizam as brincadeiras do artista – na infância Solon fabricava projetores feitos com caixa de papelão e lâmpada com água.

Em outros trabalhos, reintroduz movimento à “cena” através do manuseio do projetor. Por exemplo, as projeções feitas em lugares específicos da cidade – elencados não gratuitamente – onde Solon assume o papel do projecionista e, ao invés de uma câmara na mão, tateia a cidade com o movimento pelo qual maneja o projetor. A dramaturgia do espaço e a relação com cada frame projetado adensam questões pertinentes à linguagem cinematográfica e nos força a pensar no monopólio do dispositivo cinema como costumeiramente o entendemos.

“Perdeu a memória e matou o cinema”, de Solon Ribeiro
Curadoria de Yuri Firmeza

Em cartaz até 2 de abril

Athena Contemporânea
Avenida Atlântica, 4240 – 210/211 – Copacabana
Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h. Sábados, das 12h às 18h
T: (55 21) 2513-0703 / (55 21) 2523-3954
contato@athenacontemporanea.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA