Em cartaz | “Moment!”, coletiva com Carla Zaccagnini

(Göttingen, Alemanha)

A associação de artesKunstverein Göttingen recebe até maio a mostra coletiva “Moment!” [“Momento!”], com curadoria por Kordula Fritze-Srbic. Trabalhos de nove artistas estão em cartaz, incluindo deCarla Zaccagnini

“Moment!” funciona como uma plataforma para examinar a cultura da memória e a representação de eventos históricos no espaço público. Até que ponto símbolos públicos e datas de comemoração apresentam narrativas autoritárias de eventos históricos? Os trabalhos selecionados para essa exposição são dedicados ao legado histórico dos monumentos públicos e suas implicações sociais. Eles examinam o papel da arte pública assim como testemunham transtornos e mudanças políticas.

Quais são as consequências das duradouras tradições dos monumentos em contraste com o performativo gesto de protesto e revolta? Quais condições determinam os indivíduos e os eventos que são escolhidos para serem lembrados – ou esquecidos? “Moment!” fala sobre o ato da comemoração e a respectiva cultura do poder e da memória que isso implica.

A exposição foi inspirada pelo debate público sobre um monumento a ser colocado na praça pública em frente à estação central de Göttingen. A escultura foi criada pela artists Christiane Möbus em homenagem ao então chamado “Göttingen Seven”, um grupo de sete professores, incluindo Jacob e Wilhelm Grimm, que protestaram contra os planos do rei Ernst August de modificar a constituição em 1837.

Artistas presentes na mostra: bankleer, Sarah Burger, Anetta Mona Chişa & Lucia Tkáčová, Aleksandra Domanović, Christian Jankowski, Mahony, Christiane Möbus, Timm Ulrichs e Carla Zaccagnini.

“Moment!”, com Carla Zaccagnini
Curadoria de Kordula Fritze-Srbic
Em cartaz até 3 de maio

Kunstverein Göttingen
Altes Rathaus, Markt 9
Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h
T: +49 0551 – 44 8 99
info@kunstvereingoettingen.de



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA