(Nova York, EUA)
A galeria Broadway 1602 recebe a partir de amanhã a coletiva “One Made It No Return Created Equal White Mirror Amnesia”, com Marcius Galan ao lado de outros dois artistas.
Adaptado do texto de Anke Kempkes:
A ideia para essa exposição foi antecipada por Anna Molska em um de seus últimos projetos no espaço da Broadway 1602, em 2012. Na perspectiva de seu trabalho em vídeo “Glasshouses” [“Casas de vidro”], – onde imaginava que a mulher em seu primeiro filme “The Mourners” olha pela janela de uma casa de vidro abandonada no seu segundo filme, “Hecatomb”, onde um menino, sem fazer sentido com o mundo, começa a bater em uma espuma que surgia num espaço abandonado – ela declarou: “Fazendo Hecatomb, já pensava sobre como fazer um filme inspirado em outro filme – mesmo que existisse uma essência mais densa, a mensagem seria universal e clara. Talvez a privação seja um caminho para a abstração, mas é possível que uma outra derivada possa trazer uma necessidade poderosa de concretude, criando um circulo que começa com a documentação e termina, depois de diversos estágios, na necessidade da simplicidade do roteiro.” Foi através desse pensamento que “One Made It No Return Created Equal White Mirror Amnesia” nasceu.
O que pode estimular a arte alternativamente? Como Anna começou a formular, – um movimento para a abstração derivada ou a liberação para a ‘simplicidade do roteiro’ -, voltando mais uma vez ao olhar através do vidro dentro de uma esfera desintoxicante além das “filosofias da moda” ou do capitalismo niilista tardio? Depois de uma necessidade intensa de retornos ao passado, emancipando arte desde a aderência à separação da política, na busca por uma ‘nova vanguarda’ e para nivelar com uma recepção corretiva de um tempo ainda radicalmente inspirador, quando a arte contemporânea não era totalmente ligada ao mercado, – repentinamente, surge um novo senso de velocidade. O trabalho de Marcius Galan, “Translucent” [“Translúcido”], de 2015, deriva da mesma linha de pensamento. Da experimentação, da sensação. Mas é ainda mais reduzida, lembrando “folhas de vidro” apoiadas sobre a parede, esperando por seu destino utilitário. No curso da existência antecipada, suas presenças (i)materiais se tornam abstratas.
“One Made It No Return Created Equal White Mirror Amnesia”, com Marcius Galan
Abertura: 7 de março, das 18h às 20h
Em cartaz até 2 de maio
Broadway 1602
1181 Broadway Floor 3, Nova York
T: +1 212 481 0362
gallery@broadway1602.com