Últimos dias | Exposição coletiva “Efígies”

(Rio de Janeiro, RJ)

Até o dia 28 de Fevereiro, o Ateliê da Imagem Espaço Cultural recebe a exposição coletiva “Efígies”, que conta com nomes como Celina Portella, Renan Cepeda e Marco Antonio Portela, que também assina a curadoria da mostra.

Adaptado do texto curatorial, de Marco Antonio Portela:
Pensando o conceito de efígie – uma representação icônica – nos retratos feitos por fotógrafos em busca de atingir poderosas abstrações e ressignificações que propiciem um entendimento sobre a nossa natureza, vemos a aura e o poder de construção de uma imagem que representa o homem. As preocupações estéticas e os diálogos propostos na presente mostra ora se aproximam, ora se afastam desse conceito de representação, além de trazerem frescor e abrirem vias para análises poéticas distintas. Com isso, nos deparamos com uma investigação lírica, uma procura por atingir um grau de encantamento. E, também, com uma tentativa de nos eternizar, quase transformando todos nós em divindades.

Temos, então, nesse espectro diverso, propositores de imagens procurando, cada um a sua forma, pensar como transfigurar aquilo que nos é mais próximo: nossa própria simulação imagética. Partindo do pressuposto que sempre nos reconhecemos representados em toda e qualquer imagem humana, o autorretrato tornaria-se dispensável. No entanto, ele está cada vez mais presente, e fica difícil imaginar sua ausência em tempos de tantos selfies. Deitando o olhar no conceito de alegoria, quando se representa simbolicamente um objeto para significar outro, visualizamos, nesta exposição, trabalhos empenhados em dizer além das aparências do que surge na superfície, expressando pensamentos e emoções, ultrapassando, até mesmo, a ideia de metáfora.

Participam da mostra os seguintes artistas: Ana Stewart, Arlete Soares, Bruno Veiga, Celina Portella, Daniela Dacorso, Edu Monteiro, Edu Simões, Fabian, Fábio Carvalho, Fábio Seixo, Frederico Dalton, Ismar Ingber, Joaquim Paiva, José Caldas, Kitty Paranaguá, Marco Antonio Portela, Marcos Bonisson, Pití Tomé, Renan Cepeda, Rogério Reis e Vicente de Mello.

Exposição coletiva “Efígies”, com Celina Portella, Marco Antonio Portela e Renan Cepeda
Curadoria de Marco Antonio Portela
Em cartaz até 28 de Fevereiro de 2015

Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Av. Pasteur, 453 – Urca
Funcionamento: De Segunda a Sexta, das 10h às 21h. Aos Sábados, das 10h às 17h
(55 21) 2244-5660 | (55 21) 2541-6930
info@ateliedaimagem.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA