Wagner Malta Tavares elabora projeto a partir de texto de poeta grego

(São Paulo, SP)

O Museu de Arte Moderna de São Paulo dá continuidade ao “Projeto Parede” e convida Wagner Malta Tavares para apresentar a instalação “Círios”, que ocupará o espaço do Museu a partir do dia 27 de janeiro e seguirá em cartaz até 21 de junho e, assim como acontecia com o trabalho exibido na mostra dos finalistas do PIPA 2014, é uma instalação que muda de funcionamento de acordo com a presença dos espectadores no espaço ocupado.

O projeto “Círios” foi elaborado pelo artista à partir da leitura do poema homônimo de Konstantínos Kaváfis, poeta grego. Ao longo da parede, pequenas lâmpadas de led de cor incandescente são colocadas a cada 50 cm de distância umas das outras formando numa espécie de régua. A presença de mais pessoas muda o funcionamento da peça, pois sempre que alguém começar o caminho as luzes se acenderão e tornarão a apagar a partir de onde a primeira estiver a a segunda chegar. A mistura de tempos percorridos tem um grande importância para o trabalho: a nossa relação com o escorrer do tempo também se modifica com a presença dos outros.

O Projeto Parede do MAM-SP convida dois artistas por ano para ocupar com uma obra o corredor de acesso entre o saguão de entrada e a Grande Sala do Museu.

Veja outros trabalhos do artista na galeria abaixo:

Projeto Parede: Wagner Malta Tavares – “Círios”
Abertura: 27 de janeiro, das 20h às 22h
Em cartaz até 21 de junho de 2015

Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque Ibirapuera, portão 3
Funcionamento: de Terça a Domingo, das 10h às 18h
T: (55 11) 5085-1300
atendimento@mam.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA