Abertura | Celina Portella inaugura mostra individual “Movimento²”

(Rio de Janeiro, RJ)

Celina Portella apresenta a partir de hoje, a mostra individual “Movimento²” no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. A exposição consiste em duas séries de vídeos onde o corpo se movimenta interagindo com as bordas do quadro do monitor. Tratam-se de cinco trabalhos, três monitores fixos separadamente na parede, um monitor presa a um trilho horizontal e um monitor preso a um trilho vertical. O formato do suporte de apresentação do vídeo define as dimensões, tempos e ações do corpo na image, transformando as obras em vídeo-objetos.

Nos três monitores fixos, a relação com o espaço se difere pela variação das dimensões do corpo contido no frame ideográfico. No primeiro, o corpo aparece em dimensões pequenas ocupando um grande espaço e movimentando-se livremente. No segundo o espaço se reduz, um corpo em dimensões maiores alcança todas as bordas do quadro. Na terceira, as dimensões do corpo quase não cabem dentro do quadro, encolhido, tendo assim sua movimentação limitado.

No trilho horizontal a tela se desloca para um lado e para o outro sincronizadamente com a ação do corpo que empurra a borda direita ou esquerda do monitor dentro da imagem. No trilho vertical, toda vez que a “intérprete” se pendura na borda superior do quadro a tela desce, logo, quando puxa a borda inferior, a tela sobe. O vai e volta dos monitores obedece a uma ação contínua, sem cortes, parando em diferentes pontos dos trilhos e obedecendo a estímulos parecidos, mas não idênticos.

O projeto “Movimento²”, realizado durante residência no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, foi desenvolvido em três etapas: a realização de estruturas, a gravação e edição e a realização dos objetos. A definição do formato e modelo dos monitores, tipo de câmera e formato de filmagem, das estruturas e parede construídas dependiam umas das outras, tornando o desenvolvimento da ideia um processo elaborado, com inúmeros testes e uma pesquisa profunda sobre os meios, suportes, equipamentos e configurações disponíveis. A concepção de um roteiro de filmagem com ordem dos takes e duração das ações dependiam das dimensões dos trilhos e da velocidade de deslocamento das telas nos mesmos. Sobre o projeto, Celina diz: “considero a minha experiência nessa residência de enorme importância pela oportunidade de desenvolver um trabalho que me despertava interesse conceitual particular e por ter me proporcionado conhecimento de uma complexidade técnica superior a qualquer experiência anterior.”

Exposição “Movimento²”, de Celina Portela
Abertura: 6 de Dezembro, das 11h às 18h
Em cartaz até: 12 de Fevereiro de 2015
Entrada franca

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68 – Centro
Funcionamento: de Segunda a Sexta, das 11h às 18h e aos Sábados e feriados, das 11h às 17h
T: (55 21) 2232-4213 / (55 21) 2242-1012
centrodearteheliooiticica@gmail.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA