Matheus Rocha Pitta apresenta projeto na mostra “Si no todas las armas, los cañones”

(Madri, Espanha)

O centro de arte Matadero Madrid abriga desde o 14 de novembro a mostra coletiva “Si no todas las armas, los cañones”, em cartaz até 31 de dezembro. Com participação de Matheus Rocha Pitta, a exposição apresenta o trabalho de investigação e criação artísticas realizado durante seis semanas por nove artistas, participantes do programa de residência El Ranchito Brasil.

Os selecionados, através de um edital, são Tainá Azeredo, Raúl Díaz Reyes, Natalia Domínguez, Frederico Filippi, Ana Belén López, Marta Muñoz, Pablo Santacana, Carlos Nunes e Matheus Rocha Pitta. O que todos os projetos tem em comum é o processo e a concretização de uma ideia que se transforma, perde informação pelo caminho mas mantém a essência do planejamento original.

O objetivo do programa de residência é aproximar as comunidades artísticas do Brasil e da Espalha através de um intercâmbio entre o Matadero Madrid e o Pivô, em São Paulo. Nesta edição, ambas as instituições buscaram projetos que refletem sobre as relações da arte com o urbanismo, de um ponto de vista multidisciplinar.

Com a obra “No hay pan”, Matheus Rocha Pitta denuncia os mecanismos de intercâmbio que regulam o cotidiano. Em vez de fazer referência a dinheiro, Pitta usa um elemento comum, como o pão, e o analisa de um ponto de vista histórico, usando etimologia, contos populares e lendas. A cada dia, o artista fabricou um pão recheado de areia e ofereceu a alguém para dividir. Ao todo são três séries fotográficas ilustrando a experiência.

“Si no todas las armas, los cañones”, mostra coletiva com participação de Matheus Rocha Pitta
Em cartaz até 31 de dezembro
Visitação: de terça a sexta, das 16h às 21h; fins de semana e feriados, das 11h às 21h
Entrada gratuita

Matadero Madrid – Nave 16
Plaza de Legazpi, 8
T.: +34 915 177 309
info@mataderomadrid.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA