Leticia Ramos vence o prêmio Novo Banco Photo 2014 com a série “Nós sempre teremos Marte”

(São Paulo, SP)

Em sua 10ª edição, o prêmio Novo Banco Photo (antigo BESphoto) contemplou a Leticia Ramos como vencedora. A exposição com obras da artista e dos outros dois finalistas, Délio Jasse e José Pedro Cortes, ocupa o Instituto Tomie Ohtake até o 11 de janeiro de 2015.

Um júri de seleção analisou o panorama da produção fotográfica de artistas em Portugal, no Brasil e em países africanos lusófonos. Depois desta etapa, os selecionados foram convidados a produzir uma obra comissionada.

Sobre a série “Nós sempre teremos Marte”, de Leticia Ramos:
A artista procurou fazer uma homenagem à imaginação científica romântica, “aos inventores descobridores de mundos distantes”. A artista foi buscar o título em um jornal que faz uma referência literal à frase “Nós sempre teremos Paris”, do filme “Casablanca”, e à chegada da nave Curiosity a Marte, no ano passado. Este conjunto de obras apresenta-se como uma narrativa de ficção-científica, um inventário de imagens que falam do cientista perdido no tempo e no espaço. A exposição é composta de fotografias produzidas a partir de um processo de microfilmagem, assim como do curta-metragem “Vostok”, realizado com miniaturas, mostrando a trajetória de um microsubmarino à deriva nas profundezas de um lago pré-histórico na Antártica.

Já o português José Pedro Cortes apresenta “Um Eclipse Distante”, conjunto de imagens em que o autor renova a exploração da relação fotógrafo-modelo. Por sua vez, o angolano Délio Jasse criou a série “Ausência permanente”, na qual desenvolve uma reflexão acerca dos vestgois do passado – fotografias antigas sobre a época colonial em Angola – e da sua influência no presente.

“Prêmio Novo Banco Photo 2014”, mostra coletiva com participação de Leticia Ramos – vencedora da 10ª edição do prêmio
Em cartaz até 11 de janeiro de 2015
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada gratuita

Instituto Tomie Ohtake
Avenida Faria Lima, 209 (entrada pela Rua Coropés)
Pinheiros
T.: 55 11 22451900



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA