Somente hoje à noite | Cine Lage apresenta trabalhos de Cao Guimarães, Dora Longo Bahia e Jonathas de Andrade

(Rio de Janeiro, RJ)

Toda última sexta-feira do mês, a Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage apresenta o Cine Lage. Esta sexta, dia 28, a seleção de filmes inclui obras de Cao Guimarães, Dora Longo Bahia e Jonathas de Andrade, que participaram da terceira edição do projeto “Travessias” – Arte Contemporânea no Complexo da Maré. No final da sessão haverá bate-papo com Daniel Senise, Luiza Mello (uma das realizadoras do “Travessias”) e membros do coletivo Imagens do Povo.

O projeto “Travessias” celebra o encontro entre a arte visual contemporânea e o espaço popular. É uma exposição, um espaço de diálogo, de circulação democrática de informações e novas possibilidades de pensamento no Complexo da Maré. Sem fronteiras de distinção territorial e social, o “Travessias” coloca a favela também como referência estética, mobilizando criação e fruição.

Programação:
Cao Guimarães

Cao Guimarães está entre os autores brasileiros que lidam de maneira sistemática com o cinema no terreno das artes plásticas. Seu partido poderia ser descrito como artesanal, na medida em que esvazia a noção do cinema como a somatória de diferentes trabalhos técnicos, na qual camadas de construção se sobrepõem para criar imagens em movimento.

Da Janela do meu quarto, 2004 (5’)
Concerto para clorofila, 2004 (7’25’’)
Peiote, 2007 (4’)
Coletivo, 2002 (3’)

Dora Longo Bahia
A artista utiliza várias técnicas – pintura, fotografia, vídeo -, mas se define como uma produtora de imagens. Muitas de suas pinturas são feitas com base em fotografias projetadas em um suporte bidimensional. O uso da figuração é um aspecto importante em sua obra, que chama a atenção para a materialidade e a ação do tempo a que estão destinadas as imagens.

Passasjer, 2013
Lucifer, 2014

Coletivo Imagens do Povo
Luz em Processo n.1, 2014 (9’)

Jonathas de Andrade
Como animais rurais são proibidos no Recife, todos aqueles que se movimentam a cavalo pela cidade são invisibilizados do ponto de vista da lei. Somente tratando a corrida como uma cena para um filme — podendo portanto ser considerada em certa medida “ficção” — é que o evento se tornaria viável e poderia ter as autorizações necessarias para acontecer do ponto de vista oficial.

O Levante, 2012 (9’13’’)

Luiz Zerbini
Sertão, 2009 (21’15″)
Cerco, 2013 (9’23″)

Sandra Kogut
Um filme na Maré, 2014 (30’ 16’’)

Cine Lage – Travessias, com Cao Guimarães, Dora Longo Bahia e Jonathas de Andrade
Sexta-feira, 28 de novembro, a partir das 20h

EAV – Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
eav@eavparquelage.org.br
T.: 21 32571800 | 21 32571840



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA