Fórum Mundial de Bienais 2014 | Confira aqui a programação

(São Paulo, SP)

O Fórum Mundial de Bienais é um encontro de representantes de mais de cem bienais e interessados em geral a fim de refletir e discutir temáticas do contexto internacional da arte contemporânea e das práticas de produção e organização de bienais. Entre os dias 26 e 30 de novembro, o Fórum acontece em São Paulo, em paralelo à 31ª Bienal de São Paulo e é composto por mesas temáticas abertas ao público e uma programação de workshops e visitas guiadas a instituições culturais para os representantes das bienais.

O Fórum tem o papel de assinalar as preocupações fundamentais cenário das bienais de arte , investigando e pesquisando os seus vários modos de operação e produção em diferentes regiões. Promove o compartilhamento de experiências, a discutir de temáticas da arte contemporânea internacional e estabelece conexões com a cena local. O evento considerará as bienais do ponto de vista do hemisfério sul, a partir do foco nas cidades de Dakar, Istambul, Jacarta e São Paulo. Estas quatro cidades principais realizam bienais há pelo menos 20 anos, constantemente criando e colocando em prática novos conceitos e estruturas.

Confira abaixo a programação completa do Fórum:

Quarta-feira, 26/11
19h30 Cerimônia de abertura
“A contemporaneidade e o formato bienal”, com Peter Osborne

Quinta-feira, 27/11
10-13h Workshops fechados para representantes de bienais e convidados
Moderadores: Charles Esche, Pablo Lafuente, Nuria Enguita Mayo e Galit Eilat

15-17h30 “Uma vez mais, como se fosse a primeira vez: arquivos e memória das bienais e o equilíbrio entre continuidade e reinvenção”, com Anthony Gardner, Fernando Oliva, Fabio Cypriano e Martin Grossmann (moderador)

18h30-21h “Obras e consequências: o papel da arte e dos artistas e como ambos se dirigem ao público”, com Lucy Steeds, Marina Fokidis, Övül Durmusogly, Moacir dos Anjos (moderador)

Sexta-feira, 28/11
10–13h Workshops fechados para representantes de bienais e convidados
Moderadores: Charles Esche, Pablo Lafuente, Nuria Enguita Mayo e Galit Eilat

15–17h30 Painel
“Sem mais comunidades imaginárias: o que vem após as representações nacionais em competição e o marketing neoliberal das cidades”, com Anne Szefer Karlsen, David Teh, Manuela Moscoso e Ana Paula Cohen (moderadora)

18h30–21h “Popularidade sem populismo: educação, ideologia e intercâmbio”, com Reem Fadda, Elvira Dyangani Ose, Cayo Honorato e Ana Magalhães (moderadora)

21h Palestra de encerramento com Ivo Mesquita

Sábado, 29/11
10–11h
Apresentação dos curadores da 31ª Bienal de São Paulo no Pavilhão da Bienal

11–17h Visita livre à Bienal

Domingo, 30/11
10h Visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo

Fórum Mundial de Bienais 2014 – “Como fazer bienais em tempos contemporâneos”
De 26 a 30 de novembro
Auditório Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 2
Parque Ibirapuera
Para mais informações e detalhes, veja como contatar a gestão aqui.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA