Em cartaz | “¿Quien teme a un Monocromo?”, mostra coletiva com Ding Musa

(Madri, Espanha)

Ding Musa participa da mostra coletiva espanhola “¿Quien teme a un Monocromo?”, em cartaz na Galeria Fernando Pradilla até dezembro.

As histórias vanguardistas tem sido repletas de descobertas que mudaram radicalmente nossa forma de ver e entender arte. O monocromático, com seu reducionismo extremo, exemplifica esse tipo de atitude que fez com que a arte jamais fosse a mesma.

Poderíamos nos deter em todas as antecipações assombrosas que os mestres modernistas conceberam, com sua economia formal nos campos da pintura, escultura ou fotografia. Porém o monocromático alcança nossos dias e continua sendo uma fonte de pensamento plástico das mais variadas e livres poéticas pessoais. O legado é tão extenso que as manifestações atuais reinterpretativas oferecem uma riqueza qualitativa e quantitativa, dificilmente concisa. O título da exposição, em português “Quem teme o monocromático?” vem recordar o nome irônico de uma série de pinturas de Barnett Newman “Who’s afraid of red, yellow and blue?” [“Quem tem medo de vermelho, amarelo e azul?”], em que Newman, tocando o monocromático, alude à história da arte.

As obras dos artistas Irma Álvarez-Laviada, Eduardo Barco, Rosa Brun, Ana H. del Amo, Victoria Encinas, Paloma Gámez, Emilio Gañán, Julián Gómez, Din Matamoro, Santiago Mayo, Ding Musa, Carlos Pascual, Alberto Peral, José Piñar, Rodríguez Silva, Ángeles San José, Teo Soriano, Rainer Splitt e Ricardo Valentim propõem um olhar aberto, em que as linguagens convertem para os limiares do monocromático. Suas obras mostram linhas de diferentes raízes. Assim, essa aparente simplicidade em cores se torna sofisticada, convidando o público a primeiramente se deleitar com as peças apresentadas e também a refletir sobre o leque de possibilidades, a diversidade de discursos e a extraordinária capacidade da arte de dizer tanto com tão pouco.

“¿Quien teme a un Monocromo?”, mostra coletiva com Ding Musa
Em cartaz até dezembro
Visitação: de segunda a sexta, das 10h30 às 20h30; sábados das 11h às 20h30

Galeria Fernando Pradilla
Claudio Coello, 20
Madrid, 28001
T.: (34) 91 575 4804/5639
gfp@galeriafernandopradilla.es



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA