Em cartaz | “Desvelo y Traza”, instalação de Sara Ramo

(Lleida, Espanha)

Sara Ramo apresenta a instalação “Desvelo y traza” [“Vigília e rastro”] no Centro de Arte La Panera. A obra foi comissionada por Manuela Villa e esteve em cartaz no Matadero Madrid mais cedo este ano.

O Centro de Arte la Panera abriga a exposição “Desvelo y Traza” de Sara Ramo, comissionada por Manuela Villa e coproduzida com o Matadero Madrid.

Para essa proposição, Sara convida o público a descobrir, com a mínima incidência de luz possível, as formas que se apresentam diante dele. Sem nenhum tipo de indicação, será o próprio visitante quem revelará e traçará as linhas que estão obscura no espaço.

A partir de um trabalho anterior chamado “Penumbra”, Sara Ramo propõe uma obra sensorial baseada na experiência e construção de imagens a partir do imaginário de cada um. Trata-se de um exercício de confronto com o silêncio e de luta com a escuridão, a partir de um estado anterior ao sono em que estamos vigilantes e atentos, mas prestes a nos imergir em um estado entre realidade e ficção.

Através da organização e disposição de objetos abandonadas do Centro, Sara brinca com a percepção do espaço por parte do público e o pede que extraia do seu imaginário pessoal as imagens que quiser. Assim, com esta proposição, é o próprio espectador quem constrói o que vê ou não.

Sutilmente, as formas se fazem visíveis entre as sombras. Frente a uma realidade em que estamos acostumados com imediatismo e a uma sucessão incessante de imagens, a artista convida o público a exercitar a paciência, a espera e o descobrimento. Essa pulsão escópica faz com o que o público queira resolver o que há na penumbra e acione seu imaginário de modo a descobrir.

“Desvelo y traza”, instalação de Sara Ramo
Em cartaz até 18 de janeiro de 2015
Visitação: terça a sexta, das 10h às 14h e das 16h às 20h; sábados das 11h às 14h e das 16h às 20h; domingos e feridos, das 11h às 14h

Centro de Arte La Panera
Pl. de la Panera, 2. 25002 Lleida |
T. (+34) 973 26 21 85
comunicaciolapanera@paeria.es



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA