Abertura | “Folha Branca”, mostra de Otavio Schipper e Tove Storch

(Rio de Janeiro, RJ)

A Galeria Anita Schwartz recebe a exposição “Folha Branca”, que justapõe novos trabalhos de Otavio Schipper e Tove Storch.

Investigando um terreno fenomenológico em que a realidade cotidiana afeta a consciência e a experiência de tempo e espaço, Schipper e Storch exploram, cada um individualmente, a poética da visão e sua relação com a ausência, a história e a memória. “Na exposição, quero enfatizar e jogar com dois pontos comuns de interesse: a poética e os mecanismos de percepção. Temas clássicos, mas representativos, tanto do trabalho de Tove quanto de Otavio”, afirma a curadora Aukje Lepoutre Ravn.

No grande salão térreo será apresentada uma instalação inédita, feita em conjunto pelos dois artistas, e pensada para o espaço da galeria. A instalação será composta por um trabalho de Tove, que será uma espécie de biblioteca, com prateleiras de seda. Em espaços vazios desta biblioteca estarão os trabalhos de Schipper, que o artista está produzindo especialmente para esta exposição. As obras fazem parte de uma série recente, “Memória Ótica”, e são compostas por objetos como óculos e fotografias antigas. “Esses trabalhos exploram a nossa relação com a memória coletiva e cultural dos objetos”, conta Schipper. “A biblioteca é um lugar de conhecimento histórico e você acessa esse conhecimento através de um ato de concentração, um ato de leitura. Esse é o mesmo sentimento que o espectador terá aqui, mas de forma abstrata”, explica a curadora Aukje Lepoutre Ravn.

Otavio Schipper conheceu a curadora Aukje Lepoutre Ravn e a artista Tove Storch durante uma residência artística em Nova York em 2013 na Residency Unlimited, e as convidou para desenvolver este trabalho em colaboração, que será apresentado pela primeira vez nesta exposição. No segundo andar da galeria, o artista carioca apresenta uma série de obras que fazem parte da série “Memória Ótica”, como a instalação “A Velocidade da Luz”, obra que fez parte da mostra “The Wizard’s Chamber” no Kunsthalle Winterthur, na Suíça em 2013.

“Folha Branca”, mostra de Otavio Schipper e Tove Storch
Abertura: 27 de novembro, às 19h
Em cartaz até janeiro de 2015

Galeria Anita Schwartz
Rua José Roberto Macedo Soares 30, Gávea
Tel.: 55 21 2540 6446 | 2274 3873
galeria@anitaschwartz.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA