Últimos dias | “Do Rio e para é to Rio and from”, individual de Rodrigo Matheus

(Rio de Janeiro, RJ)

Após quatro anos sem expor no Brasil, Rodrigo Matheus realiza “Do Rio e para é to Rio and from”, sua terceira individual na Galeria Silvia Cintra + Box4. O artista apresenta uma série inédita de esculturas instalações e colagens produzidas durante sua temporada na cidade após os últimos anos no exterior.

Os trabalhos desenvolvem sua construção a partir de postais enviados do Rio de Janeiro para a Europa ao longo do século XX que foram encontrados pelo artista em feiras de segunda mão européias. Os cartões são trazidos de volta a sua cidade de origem e combinados com postais enviados da Europa e encontrados no Rio em pleno século XXI.

Esta micronarrativa é o pano de fundo de esculturas e instalações que repetem no interior da galeria aquilo que se observa como recorrente na cidade: A relação entre a vegetação e a arquitetura. O vocabulário modernista das construções dos anos de ouro e as grades de ferro anexadas aos seus prédios posteriormente. O comércio vigoroso da região do Saara que responde a agenda da cidade: carnaval – natal – ano novo. O macaco que sobrevive entre aquilo que foi civilizado e o que nunca será. O jogo de permissão e interdição mediado pela praia.

“Do Rio e para é to Rio and from” discute a ambiguidade do processo de modernização brasileiro a partir do imaginário que o Rio de Janeiro projeta: porta de entrada do país e monumento natural; ex-capital do Império Português, ex-capital do Brasil, destino turístico e hoje alvo de um retrofit urbanístico que busca fundar no seu centro histórico uma ilha globalizada cercada de uma paisagem tropical avessa a domesticações.

“Do Rio e para é to Rio and from”, mostra individual de Rodrigo Matheus
Abertura: 30 de outubro, das 19h às 22h
Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados do meio-dia às 18h

Galeria Silvia Cintra + Box4
Rua das Acácias, 104 – Gávea
55 21 25210426



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA