A série de vídeos especiais do PIPA foi criada em 2011 para estimular e contribuir com o debate e a reflexão sobre a arte. A ideia para a série surgiu ao longo dos primeiros anos do Prêmio, a partir de temas que foram levantados durante as entrevistas com os artistas indicados ao PIPA desde 2010.
Inaugurando a série de vídeos especiais de 2014, Daniela Labra, curadora e membro do Comitê de Indicação do PIPA 2014, concede uma entrevista exclusiva para o Prêmio. Daniela Labra, é curadora independente e crítica de arte, doutora em História e Crítica da Arte pelo PPGAV/EBA-UFRJ. Desenvolve projetos com ênfase na produção contemporânea, atuando principalmente nos temas: arte brasileira contemporânea, performance arte, crítica institucional e sistema da arte global.
Livre docente e professora da EAV Parque Lage, no Rio de Janeiro, entre 2011 e 2012, tem entre suas recentes curadorias as mostras “Daniel Escobar – Projeto RS Contemporâneo”, Santander Cultural, Porto Alegre (Junho de 2014) e “Vazio de Nós”, de Berna Reale, Museu de Arte do Rio, (2013).
Neste vídeo, Labra fala de como a descoberta da performance artística a levou do teatro para a arte contemporânea e conta sobre o que acredita ser a natureza do trabalho do artista na atualidade.
“Fazer arte hoje é pensar em alternativas criativas para viver o mundo contemporâneo. Pra mim o que me interessa de estar trabalhando com arte é falar sobre arte mas também pensar as possibilidades criticas, reflexivas e até mesmo políticas da arte. O próprio fato de você fazer arte, ou elaborar um pensamento artístico neste mundo tão pensando para o materialismo e para produtividade é um ato de resistência.”
Assista ao vídeo:
Todos os vídeos do PIPA são produzidos pela Matrioska Filmes com exclusividade para o Prêmio.
Assista aos outros vídeos do PIPA, clique aqui.