“Shangai em São Paulo in Shangai”, mostra individual de Carla Zaccagnini

(São Paulo, SP)

Carla Zaccagnini apresenta a partir de hoje uma instalação e uma série com treze fotografias, na mostra individual “Shangai em São Paulo in Shangai”, realizada na Galeria Vermelho. Durante a abertura também será lançada a publicação “Carla Zaccagnini: the Madman sees what he sees”.

Quando foi convidada pelo curador Adriano Pedrosa para criar uma obra para o pavilhão dedicado à cidade de São Paulo, na 9ª Bienal de Xangai, em 2012, Carla Zaccagnini não sabia que em São Paulo, e em municípios vizinhos, há quatro ruas que utilizam com grafias diferentes (Xangai e Shangai) o nome da cidade chinesa.

“Shangai em São Paulo in Shangai” reproduz numa escala 1:1 toda a área asfaltada da Rua Shangai, localizada no bairro da Penha, em São Paulo, que tem exatamente 5 m de largura por 35 m de comprimento. Para criá-la, Carla fez uso da frottage, técnica que depende de um referente palpável para criar uma imagem documental, uma prova da existência daquela rua. O desenho resultante é, entretanto, abstrato, em decorrência do aspecto uniforme da superfície asfaltada. Completa a instalação um conjunto de treze imagens fotográficas feitas por Zaccagnini nas diferentes ruas Xangai da grande São Paulo.

Como afirma Teresa Riccardi em artigo para a publicação “Carla Zaccagnini: the Madman sees what he sees”, Carla Zaccagnini “atua, compara, descreve e situa o observador no campo da narrativa e do artificio, oferecendo uma experiência que possibilita formas de habitar o tempo e a memória, descolonizando nosso olhar do lugar-comum”.

“Shangai em São Paulo in Shangai”, mostra individual de Carla Zaccagnini
Abertura: terça, 4 de novembro
Em cartaz até 6 de dezembro
Visitação: de terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 17h

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 – 01244-010
T.: 55 11 31381520



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA