Programação de outubro do MAM-Rio

(Rio de Janeiro, RJ)

Finalistas PIPA 2014
6 setembro – 16 novembro | realização Ip Capital Partners e MAM
Exposição com os finalistas do maior prêmio de arte do Brasil, o PIPA: Alice Miceli, Daniel Steegmann Mangrané, Thiago Martins de Melo e Wagner Malta Tavares.

Novas aquisições 2012-2014
30 agosto – 16 novembro | curadoria Luiz Camilo Osorio e Marta Mestre
Já faz parte da programação do MAM cada dois anos mostrar as novas aquisições da coleção Gilberto Chateaubriand, em comodato com o Museu desde 1993. É uma oportunidade para o público perceber a vitalidade e a pluralidade intrínsecas ao olhar do principal colecionador brasileiro.

“Limiares – a Coleção Joaquim Paiva no MAM-Rio”
Abertura: 11 de outubro, das 16h às 19h
11 outubro – 18 janeiro de 2015 | curadoria de Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre
Desde 2005 o MAM passou a abrigar a Coleção Joaquim Paiva em comodato, atualmente com 1963 trabalhos de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, adquiridos a partir do início dos anos 1980. Mostra-se uma parte desta coleção, em uma de suas múltiplas leituras. A esse recorte confrontaram-se outros trabalhos das coleções do Museu.

Vanderlei Lopes – “Grilagem”
6 setembro – 9 novembro | curadoria Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre
São apropriadas cópias em papel de obras de artistas emblemáticos, e colocadas em uma caixa com grilos. Elas sofrem a açnao desta convivência, que produz uma aparência temporal diversa, um “envelhecimento”.

Prêmio Aquisições Marcantonio Vilaça Funarte 2013
Prorrogada até 19 de outubro | curadoria Luiz Camillo Osorio
A coleção do MAM – por intermédio do Prêmio Marcantonio Vilaça, Funarte – receberá este ano obras de Guilherme Dable, Jimson Vilela, João Modé, Luiza Baldan, Carlos Belivacqua, Eduardo Coimbra, Ernesto Neto e Fábio Baroli apresentando um conjunto representativo de obras e artistas que fazem parte da história recente da arte brasileira, complementares à coleção.

“Museu Encantador”, mostra-performance de Rita Natálio e Joana Levi
Performances: 27/9 às 17h e 28 e 30/9 e 1, 2, 3, e 4/10 às 16h – Última performance sábado dia 4/10
Exposição em cartaz até 26 de outubro
O caráter colaborativo da instalação apresentada no MAM é montado a partir de doações artísticas vindas de 17 artistas brasileiros e portugueses. Chamados de doadores de encantos, artistas visuais, performers, pesquisadores e filósofos de ambos países foram convidados a realizar diálogos sobre noções pessoais de encantamento e história cultural, formando uma teia de encantos que ligam Brasil e Portugal.

Genealogias do Contemporâneo
Coleção Gilberto Chateaubriand MAM

exposição permanente | curadoria Luiz Camillo Osorio
Remodelada em abril de 2013 a exposição é dividida em: Brasil visões e vertigens, Cidade partida, Corpos híbridos, Respirações geométricas e Mergulho na coleção: nesta edição é apresentado um conjunto de trabalhos de Arlindo Daibert.

MAM Sua história, seu patrimônio
exposição permanente | curadoria Elizabeth Catoia Varela
Mostra sobre história e a arquitetura do MAM.
Estão presentes, além da grande maquete do conjunto arquitetônico do Museu, materiais gráficos de diversas épocas.

Educação e arte | Eu, você e o MAM

Domingos às 15h
Acolhimento de público em geral para visitas ao acervo e às exposições temporárias e desenvolvimento de atividades artístico-educativas nos espaços internos e externos do museu. Livre

Visitas em grupo | agendamento atendimento@mamrio.org.br
Tera a sexta, 13h e 15h, grupos até 40 pessoas

Programa elaborado para o acolhimento de escolas, compreendendo visitas comentadas às exposições, atividades práticas de sensibilização e criação artística. Voltado para turmas de alunos, ONGs, grupos de educação especial e grupos que trabalhem com a inclusão social.

Quartas, sábados e domingos às 16h, grupos até 20 pessoas
Programa elaborado para grupos espontâneos de visitantes interessados em acompanhamento comentado às exposições do museu.

Conexões

Arte Core – Venha para o movimento
18 e 19 outubro | idealização Homegrown
Festival de arte urbana com música, oficinas (grafite e skate) e artistas de rua: Combone, Marina Zumi, Flip Yung, Atsuo Nakagawa, Fefe Talavera, Izolag, Bragga, Derlon Silva, Titi Freak, Santa Crew, Flavio Samelo, Onio, Ipek, Fleshbeck Crew, Rene Jr, Ronaldo Land, Dalmo, Ademar Luquinhas e Alex Carvalho.

Cinemateca

Ver e ser visto | 3 – 25 outubro
Juntamente com o curso homônimo, que investiga a dicotomia entre o olho e o olhar; apresentamos uma mostra de filmes que tem como tema o olhar, inclusive o tecnologicamente mediado no mundo contemporâneo.

Retrospectiva Cinesul | 17 – 19 outubro

Seleção de filmes exibidos no Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema nos últimos 20 anos entre homenagens, filmes premiados e exibições especiais.

Calendário

qua 01
16h
Visitas em grupo
16h “Museu encantador” – Performance

qui 02
16h
“Museu encantador” – Performance

sex 03
16h
“Museu encantador” – Performance
18h30 Sexo, mentiras e videotape (Sex, Lies and Videotape) de Steve Soderbergh. EUA, 1989. Com James Spader, Andie MacDowell, Peter Gallagher. Legendas em português. 100’. Advogado enfrenta problemas de caráter sexual com sua esposa, ao mesmo tempo em que tem um caso com a cunhada. Sua vida sofre uma transformação com a chegada de um amigo de infância, que grava em vídeo depoimentos de mulheres.

sáb 04
16h
Visitas em grupo
16h “Museu encantador” – Performance
16h O Casal modelo (Le couple témoin) de William Klein. França/Suiça, 1977. Com André Dussollier, Anémone, Zouc. Legendas em português. 101’. Cópia em DVD. O ministro do futuro oferece a um casal francês a oportunidade de participar de teste para o desenvolvimento de uma cidade ideal. Confinados, estão sendo sempre vigiados por câmeras de televisão, telespectadores e cientistas.
17h “Museu encantador” – Palestra com André Lepecki
18h Pré-estréia de Nomad’s Land de Quantin Delaroche e Benjamin Clavel. França, 2014. Com La Compagnie Max & Maurice. Legendas em português. 53’. A trupe de novo circo Max&Maurice transforma com poesia os espaços por onde ela passa.

dom 05
15h
Programa em família
16h Visitas em grupo

qua 08
16h
Visitas em grupo

sex 10
18h30
Não amarás (Krótki film o milosci) de Krzysztof Kieslowski. Polônia, 1988. Com Grazyna Szapalowska, Olaf Lubaszenko. Legendas em português. 86’. Cópia em DVD. Rapaz de 19 anos passa a maior parte de sua vida solitária espionando sua vizinha mais velha.

sáb 11
16h
Visitas em grupo
16h O olho mágico do amor de Ícaro Martins e José Antônio Garcia. Brasil, 1981. Com Tânia Alves, Carla Camurati, Arrigo Barnabé. 85’. Cópia em DVD. Adolescente de 17 anos descobre um orifício na parede do escritório que dá para um quarto de hotel e passa a vigiar a vida de uma prostituta.
18h A tortura do medo (Peeping Tom) de Michael Powell. Grã-Bretanha, 1960. Com Karlheinz Böhm, Anna Massey, Moira Shearer. Legendas em português. 101’. Cópia em DVD. Homem assassina mulheres usando câmera cinematográfica para filmar suas expressões de terror enquanto morrem.

dom 12
15h
Programa em família
16h Visitas em grupo
16h A Idade do ouro (L’age d’or) de Luis Buñuel. França, 1930. Com Gaston Modot, Lya Lys, Caridad de Laberdesque. Legendas em português. 60’. Cópia em DVD. Sessão seguida de debate. Fábula surrealista sobre um homem e uma mulher apaixonados que não conseguem ficar juntos por conta da família, igreja e sociedade burguesa.
18h Quero ser John Malkovich (Being John Malkovich) de Spike Jonze. EUA, 1999. Com John Cusack, Cameron Diaz, Catherine Keener. Legendas em português. 112’. Cópia em DVD. Homem encontra porta que leva até a mente do ator John Malkovich e aluga a passagem para outras pessoas, dentre elas o próprio John Malkovich.

qua 15
16h
Visitas em grupo

qui 16
18h30
Pré-estréia de Pariatá, Uru, Pitiá de Arnaldo di Pace. Argentina/Brasil, 2014. 30’. Mário constrói os próprios instrumentos musicais, que são verdadeiras esculturas sonoras, e os toca em rodas de choro e samba. Neurópolis – Orquestra dos músicos das ruas de São Paulo de Joana Cancio e Lucas Gervilla. Brasil, 2006. 25’. Lívio Tragtenberg reúne músicos anônimos na cidade de São Paulo.

sex 17
18h30
Fiestapatria de Luis R. Vera. Chile, 2007. Com Adela Secall, Nelson Brodt, Marcela Osorio. Legendas em português. 110’. Cópia em DVD. Duas famílias se reúnem em uma casa de campo para celebrar o dia nacional e o compromisso de casamento de seus filhos. 14 anos

sáb 18 – Arte Core
10h
Oficina de skate
10h30 e 12h30 Oficina de grafite
12h Música Bangarang Sound System
14h Ambassodors (The Groov)
15h DJ Abud
16h DJ Machintal
17h DJ Tamenpi
18h DJ PG
19h15 Elo da Corrente

16h Visitas em grupo
16h Crónica de un niño solo de Leonardo Favio. Argentina, 1964. Com Diego Puente, Tino Pascalli, Oscar Espíndola. Legendas em português. 70’. Cópia em DVD. Menino de internato, anônimo em meio ao abandono e a incompreensão, seu desejo de liberdade e a descoberta da indiferença da sociedade de seu tempo.
18h La edad de la peseta de Pavel Giroud. Cuba, 2006. Com Mercedes Sampietro, Iván Carreira, Susana Tejera. Legendas em inglês. 90’. Cópia em DVD. Havana, 1958. Alicia e seu filho de 10 anos Samuel chegam para morar na casa de Violeta, a excêntrica avó materna do menino. Uma singular relação se estabelece entre esta última e o neto.

dom 19 – Arte Core
10h
Oficina de skate
10h30 e 12h30 Oficina de grafite
12h Música Digitaldubs
14h CESRV
15h DJ Tamenpi
16h Marginal Men (Wobble)
17h DJ Babz
17h45 DJ Soares
18h30 DJ Jeff Bass
19h15 Kamau

15h Programa em família
16h Visitas em grupo
16h Ensaio sobre teatro de Rui Simões. Portugal, 2006. Documentário. 90’. Cópia em DVD. Partindo da adaptação teatral da obra literária do José Saramago “Ensaio sobre a Cegueira”, Rui Simões realiza um detalhado documentário sobre todo o processo criativo sobre a arte de fazer teatro.
18h Eros… una vez María de Jesús Magaña. México, 2007. Com Julio Bracho, Ana Serradulla, Mónica Dionne. Legendas em inglês. 90’. Cópia em DVD. Quando Tonatiuh perde sua amada Maria, a dor e a obsessão por sentir-se amado o levam a buscá-la numa variedade de mulheres de mesmo nome.

qua 22
16h
Visitas em grupo

qui 23
18h30
Memórias de um estrangulador de loiras de Júlio Bressane. Grã-Bretanha/Brasil, 1971. Com Guará Rodrigues. 71’. Matador de jovens loiras comete uma série de homicídios, sempre nos mesmos lugares e da mesma maneira.

sex 24
18h30
Catherine: Une vie sans joie de Albert Dieudonné e Jean Renoir. França, 1924. Com Catherine Hessling, Albert Dieudonné, Eugénie Nau. Legendas em português. 84’. Cópia em DVD. Catherine é uma órfã que vive uma vida cheia de dissabores num ambiente cercado de riqueza e indiferença.

sáb 25
16h
Visitas em grupo
16h Orlando de Alexandre Rudah. Brasil, 2014. Com Patrícia Niedermeier, Joaquim Tomé, Fabiana Nunes. 71’. Filme experimental inspirado livremente no romance “Orlando: uma biografia” de Virgínia Woolf.
18h 1984 de Michael Radford. Grã-Bretanha, 1984. Com John Hurt, Richard Burton, Suzanna Hamilton. Legendas em português. 113’. Um humilde funcionário se apaixona por uma mulher, numa sociedade totalitária onde as emoções são ilegais. Eles tentam escapar dos olhos e ouvidos do Grande Irmão.

dom 26
15h
Programa em família
16h Visitas em grupo

qua 29
16h
Visitas em grupo

sex 31
18h30
Coração selvagem (Wild at Heart) de David Lynch. EUA, 1990. Com Laura Dern, Nicolas Cage, Willem Dafoe. Legendas em português. 125’. Sulista rica e instável não permite o relacionamento de sua filha com um ex-presidiário.

Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro
Av Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo 20021-140 Rio de Janeiro RJ Brasil.
T +55 (21) 3883 5600
www.mamrio.org.br facebook/museudeartemodernarj
twitter/mam_rio

Horários
ter – sex 12h – 18h | sáb, dom e feriados 12h – 19h
A bilheteria fecha 30 min antes do término do horário de visitação.

Ingressos
Exposições R$12,00 (inclui uma sessão gratuita na cinemateca válida no dia da emissão do ingresso).
Maiores de 60 anos e estudantes maiores de 12 anos R$6,00. Domingos ingresso família até 5 pessoas R$12,00.
Cinemateca R$6,00
Maiores de 60 anos e estudantes maiores de 12 anos R$3,00. GRATUIDADES Amigos do l, crianças até 12 anos e funcionários das empresas mantenedoras e parceiras (mediante apresentação de crachá, com direito a um acompanhante) e quartas após às 15h.

Como chegar Referência: O Museu de Arte Moderna está localizado entre o Monumento aos Pracinhas e o Aeroporto Santos Dumont

Ônibus (linhas e pontos)
Da Zona Sul >> Via Parque do Flamengo: 472 (Leme), 438(Leblon),154 (Ipanema), 401 (Flamengo), 422 (Cosme Velho). Ponto na Avenida Beira Mar em frente à passarela.
Via Aterro: 121, 125 e 127 (Copacabana). Ponto na Avenida Presidente Antônio Carlos em frente ao Consulado da França.
Da Zona Norte >> 422 (Tijuca), 472 (São Cristóvão), 438 (Vila Isabel),401 (Rio Comprido). Ponto na Avenida Presidente Wilson, em frente à Academia Brasileira de Letras.
Da Zona Oeste >> Frescão Taquara-Castelo (via Zona Sul). Ponto mais próximo localiza-se na Avenida Presidente Wilson, em frente à Academia Brasileira de Letras.
Metrô: Estação Cinelândia

Acesso a deficientes Cadeiras de rodas, rampas de acesso até os salões de exposição, elevadores e sanitários especiais.

Estacionamento Pago no local 7h – 22h

Para mais informações acesse http://mamrio.org.br.


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA