Performances de artistas brasileiros e estrangeiros ocupam o Paço das Artes em apresentação única neste sábado

(São Paulo, SP)

O Paço das Artes recebe sábado, dia 4, o Performa Paço com o tema “Combinações”. Trata-se de um projeto dedicado a performances artísticas contemporâneas de diversas naturezas, que visa aproximar o público de artistas importantes do cenário contemporâneo da performance. Entre as 14h e 20h, artistas de diferentes nacionalidades farão ao mesmo tempo performances de longa duração.

Os cinco participantes irão estabelecer conexões a partir dos pontos em comum que trazem em seus trabalhos, tais como uso do próprio corpo nos trabalhos; feminismo; ações de longa duração; sons/ruídos; textos; interação com espectador; e colaboração com outros artistas em suas proposições. Estas ações singulares – ligadas pelo ritual, duração, fisicalidade e resistência – irão simultaneamente desdobrar-se. “Linhas de visão podem atravessar-se, os sons se fundirão, e corpos podem muito bem colidir-se. O público é convidado a vagar durante o dia, com atenção e resistência como guias”, dizem as curadoras Paula Garcia e Corrine Fitzpatrick.

Performances:
Lynsey Peisinger – “The warm sun”

Coreógrafa e performer. Ela escolheu e treinou os artistas para Marina Abramovic, em Moscou, Los Angeles e Basileia. Ela está atualmente trabalhando em três produções de teatro dirigido por Robert Wilson: A Vida e Morte de Marina Abramovic, Zinnias: a vida de Hunter Clementine e Old Woman.

Luísa Nóbrega – “Conferência ou como evitar um dilúvio”
É artista e seu trabalho se desenrola na zona fronteiriça entre a literatura e as artes visuais. Dedica-se especialmente à performance, à poesia e ao vídeo. Decidiu recentemente não ter morada fixa e dividir seu tempo entre residências artísticas e casas de amigos em diferentes lugares do Brasil e do mundo.

Malin Arnell – “In This Almost”
Seu trabalho reflete sobre o conceito de performatividade, que também tem a ver com a escultura, poesia, arte pública, política e social. Ela tenta através de sua pratica artística trazer os limites e estruturas operativas em diversas interações sociais e humanas. Ela enfatiza aqueles fortemente ligada ao corpo, a presença, participação, associação, e as manifestações de comunicação.

MPA – “Eat the sun”
Suas performances individuais e colaborativas focam, muitas vezes, fotografia, filme, texto e escultura. Enriquecido com ritual, essas ações são um exercício político do corpo estimulando perguntas para resistência, participação e a intimidade entre ambos.

Maurício Ianês – “(Re)encontro”

Performa Paço – “Combinações”, com Maurício Ianês
Sábado, 4 de outubro, das 14h às 20h

Paço das Artes
Av. da Universidade 1 – Cidade Universitária
T 11 3814 4832



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA