Em cartaz | “The fifth floor”, mostra individual pro Laura Lima

(Maastricht, Holanda)

“The fifth floor” [“O quinto andar”] é uma mostra que cria um diálogo inovador com a prática do museu Bonnefanten, desenvolvida especialmente por Laura Lima. O espaço expositivo ganha vida com a presença de participantes humanos na obra. A exposição inclui obras de arte variadas e converte o museu em uma oficina de novas obras e ideias através de uma alfaiataria, onde dois alfaiates criam “ternos customizados” para molduras de madeira. Os trabalhos assim criados estão instalados como retratos nos cômodos adjacentes.

Os assentos de cinco cadeiras de rodas foram substituídos por cinco clássicos do design modernista. Dentro do cenário do museu e usados pelo público que possa necessitar delas durante a mostra, essa intervenção aparentemente simples concede às cadeiras de roda um caráter único. O mais extraordinário é que essas cadeiras de roda customizadas ironicamente poem em questão a “saúde” do imaginário modernista.

Nos sanitários do museu, no mesmo andar da exposição, o espelho do lavabo é sustentado por um par de mãos cujos braços parecem desaparecer dentro da parede. O público pode usar o banheiro normalmente e entrar em um inusitado conflito com uma imagem espelhada em movimento. A intimidade que normalmente experimentamos quando nos vemos refletidos é inesperadamente perturbada pela presença de um outro invisível, que está literalmente segurando um espelho para nós.

Dois alfaiates, com suas ferramentas, máquinas e parafernália, fazem roupas no hall do museu. O trabalho das peças é preciso, seguindo um desenho específico. Os alfaiates fazem ternos para molduras. Essas obras fabricadas são instaladas como retratos nas galerias adjacentes. Essa peça é parte do conjunto de okras em que Laura Lima tenta passar por debaixo da pele do munro que vemos ao nosso redor. Essa operação levanta questões sobre decoração, papéis de gênero e outros problemas políticos que têm assombrado pinturas por muito tempo.

“The fifth floor”, mostra individual de Laura Lima
Em cartaz até 11 de janeiro de 2015
Visitação: terça a domingo, de 11h a 17h

Bonnefanten Museum
Avenue Ceramique 250
NL-6221 KX Maastricht
T:+31 (0)43 3290190
info@bonnefanten.nl



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA