Em cartaz | “Really Useful Knowledge”, mostra coletiva com Carla Zaccagnini e Runo Lagomarsino

(Madri, Espanha)

Carla Zaccagnini e Runo Lagomarsino estão em cartaz no Museu Reina Sofia com a mostra “Really Useful Knowledge” [“Conhecimento realmente útil”], em cartaz até 9 de fevereiro de 2015.

A noção de “conhecimento realmente útil” surge no começo do século XIX juntamente com a consciência dos trabalhadores da necessidade de se obter educação. Nas décadas de 1820 e 1830, a classe operária britânica introduziu essa frase para descrever um grupo de conhecimentos que envolve disciplinas “não-práticas” como política, economia e filosofia, indo contra o “conhecimento útil” proclamado por empresários que haviam começado a investir pesado no progresso de seus negócios, financiando a educação dos funcionários em disciplinas “aplicadas” como engenharia, física, química e matemática. Com essa referência ao esquecido conflito entre classes no início do capitalismo, a exposição sugere questionar “conhecimentos realmente úteis” de um ponto de vista contemporâneo.

A mostra objetiva posicionar a noção de pedagogia crítica como elemento crucial em lutas coletivas e explorar a tensão entre emancipações social e individual, através da educação, com exemplos que são ao mesmo tempo históricos e atuais, e sua relação com formas de organizar-se, capazes de resultar em resistência à reprodução de capital. Ao fazer isso, a exposição destaca o uso coletivo de recursos, ações e experimentos públicos, ou esquecidos ou sob ameaça de extinção, tomando o museu como espaço pedagógico dedicado à análise de formas artísticas interligadas com relações sociais almejadas ou reais.

“Really Useful Knowledge”, mostra com participações de Carla Zaccagnini e Runo Lagomarsino
Em cartaz até 9 de fevereiro de 2015
Visitação: Segundas e de quarta a sábado, das 10h às 21h; domingos, das 10h às 19h; fechado às terças-feiras

Museu Reina Sofia
Térreo do prédio Sabatini
52 Santa Isabel Street
28012, Madri



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA