Abertura | “En Silencio II”, instalação de Sandra Cinto

(A Corunha, Espanha)

“En Silencio II” é uma instalação site-specific de Sandra Cinto, em que a artista recria um escritório, um lugar em que o trabalhador está ausente mas não obstante é evocado pela dureza e pelo vazio do processo criativo. A instalação consiste de um violoncelo, posto em cima de uma pilha de livros, que por sua vez foi posta sobre uma mesa.

Ambos os elementos, dominados por uma montanha de restos de partituras inacabadas, nos remetem ao sofrimento do esforço repetitivo do artista, invocando uma espécie de Sìsifo involuntário que não consegue superar o sacrifício imposto por ele mesmo.

Como em todas as obras de Sandra, o desenho atua como fio condutor da proposta, enlaçando as linhas delicadas que recorrem a madeira que dá forma ao contrabaixo com os pentagramas desenhados sobre as partituras, acumuladas no chão do espaço expositivo, e com outros de grandes proporções cobrindo as paredes. A neutralidade cromática da instalação, assim como o caráter estático que impregna a representação de uma noção criativa, despertam no espectador sensações de estranheza e ao mesmo tempo uma perca de referências espaço-temporais, contribuindo para o caráter onírico e surreal do conjunto.

“En Silencio II”, instalação por Sandra Cinto
Abertura: 16 de outubro
Em cartaz até 12 de dezembro

Fundación Luis Seoane
San Francisco, 27
15001 A Coruña
T 981 21 60 15
F 981 21 63 79
info@luisseoanefund.org



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA