A pesquisa de Willian Santos, segundo ele próprio, é movediça, em constante trânsito, desde a busca por referências até intenções de trocas com o espectador. O movimento que surge de um processo de auto-provocação com a intenção de criar diferentes métodos de trabalho, evitando um estilo, faz o artista curitibano pensar em extremos.
Nesta vídeo-entrevista, Santos responde à pergunta de Alejandra Muñoz: “Em geral, na sua atividade, como começa um novo projeto artístico?”
Ele começa dizendo que pesquisa por imagens na internet, onde nunca se sabe onde os links vão levar. “Transformar o virtual em palpável é algo que muito me interessa”, conta o artista.
Sobre linguagens, Willian diz ter começado com desenho, mas desde 2007 produz pintura com total afinco, sem deixar de estudar cinema, fotografia, instalação, já que para o artista “diferentes materiais criam diferentes possibilidades”.
Assista ao vídeo:
Para saber mais sobre Willian Santos, suas obras e exposições, acesse a página dao artista.
Para assistir a entrevistas com outros artistas indicados este ano e de edições anteriores, além de vídeos especiais, acesse a página de vídeos.
Vídeos PIPA
Desde a primeira edição do PIPA, em 2010, contratamos a Matrioska Filmes para produzir vídeo-entrevistas com os artistas indicados ao Prêmio. Chegando a sua 5ª edição em 2014, o Prêmio segue acreditando na importância dos vídeos que anualmente são produzidos pela produtora, com exclusividade para o PIPA.
Como aponta Luiz Camillo Osorio, curador do MAM-Rio e conselheiro do Prêmio, no texto Desejo de arquivos: “Se a premiação visa o reconhecimento e a distinção, a construção de uma memória contemporânea visava a análise ampliada do circuito.”