Museu holandês consagra Jonathas de Andrade e Laura Lima

(Maastricht, Holanda)

O Bonnefanten Museum tem apresentado o Prêmio Bonnefanten de Arte Contemporânea (BACA) a cada dois anos desde 2000. É um tributo a um artista vivo com obra excepcional e impressionante influência no trabalho de outros artistas. O BACA 2014 foi concedido unanimamente à Laura Lima pelo comitê internacional desta edição.

O comitê enaltece a qualidade do trabalho de Laura Lima e sua grande influência em outros artistas. Espera-se que as obras tragam um diálogo inovador com o museu e seu acervo.

Motivado pela premiação do BACA à Laura Lima, o museu expõe obras de dois artistas latino-americanos: Jonathas de Andrade (“40 Nego Bom é um Real”) e Rodrigo Hernández (“What is the moon?”).

Na obra “40 Nego Bom é um Real”, Jonathas de Andrade conta a história de um doce. Baseado na produção do nego bom, ele mostra como a realidade social, política e ideológica no Brasil prefere-se esquecer questões polêmicas. Seu trabalho é inspirado por uma variedade de documentos históricos.

A instalação foi inspirada por um vendedor de rua, divulgando seus doces de banana a gritos. Como um antropólogo, o artista desenha uma fábrica de doces fictícia com quarenta operários. A obra divide-se em duas partes. Serigrafias coloridas e pinturas em uma tabela mostra pessoas trabalhando em aparente harmonia na produção do doce. A segunda parte consiste de imagens individuais dos trabalhadores. O texto que acompanha as obras apresenta uma cena menos bem-humorada e expõe a falsa realidade das relações de trabalho. Andrade sutilmente revela um racismo que está profundamente enraizado na cultura brasileira. Por baixo, isso executa um grande papel nas dinâmicas sociais e relações de poder que são frequentemente fundados na camaradagem e educação.

Jonathas de Andrade baseou sua narrativa e idioma visual no livro “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freire. Na obra, Freire descreve e ilustra as relações entre colonizadores, escravos e índios à luz do caldeirão cultural brasileiro. Essa teoria ainda é predominante hoje, apesar de polêmica, visto que passa por cima de uma democracia perversa fundada no racismo.

“40 Nego Bom é um Real”, instalação de Jonathas de Andrade
Em cartaz de 25 de setembro a 11 de janeiro de 2015
Visitação: terça a domingo, de 11h a 17h

Bonnefanten Museum
Avenue Ceramique 250
NL-6221 KX Maastricht
NL-6201 BS Maastricht
T:+31 (0)43 3290190
info@bonnefanten.nl



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA