Lançamento do catálogo das exposições de Cabelo e Raul Mourão

(Rio de Janeiro, RJ)

O MAM-Rio realiza esta quinta, das 17h às 22h, o lançamento do catálogo das exposições “Humúsica”, de Cabelo e “Tração Animal”, de Raul Mourão.

Sobre “Humúsica”:
Tudo é húmus (e música). Uma coisa se transforma e se fertiliza na outra. Metamorfose e ruído. Contaminações que fazem um elemento residual se tornar possibilidade plástica. O processo de criação acontece a cada ativação da obra. Nada vem para o espaço expositivo já feito, mas se deixa instalar poética e plasticamente pelas novas relações constituídas em ato. A palavra vira carne e as letras garatujas e desenhos. As imagens não se fixam e o gesto é sangrado e sujo. Lixo e luxo. Natureza e cultura. Terra e pixel.

Sobre “Tração Animal”:
. A escultura sempre foi o ofício de Raul Mourão, mas as imagens e a rua empurravam o fazer escultórico e sua preocupação com o volume e a gravidade para a fluência da vida. As estruturas modulares utilizadas em andaimes são rígidas e utilitárias na sua função cotidiana. Nestes balanços de Mourão, todavia, elas se deixam conquistar pelo movimento, pela articulação lúdica e pela graça de só servirem ao olhar desarmado.

A presença plástica e visual do mundo entra em sua obra não como tema, mas como energia que se infiltra no processo criativo, desdobrando o olhar curioso em estruturas cinéticas, em planos rítmicos, em sombras dançantes.

Lançamento do catálogo das exposições “Humúsica”, de Cabelo, e “Tração Animal”, de Raul Mourão
Arte Clube Jacarandá
Rua Bernardino dos Santos, 2 – Santa Teresa
Quinta-feira 11 de setembro, das 17h às 22h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA