Em residência no Canadá, Gisela Motta e Leandro Lima apresentam nova instalação

(Vancouver, Canadá)

Como parte de sua residência durante a Vancouver Biennale, os artistas Gisela Motta & Leandro Lima desenvolveram a instalação “Chora Chuva”.

Gisela Motta and Leandro Lima tiveram que desenvolver um projeto baseado na definição conotative de “Be at a crossroads” [“Estar em uma encruzilhada”], isto é, o ponto de uma história em que o conflito atinge seu mais alto ponto de tensão e deve ser resolvido. Uma situação crítica ou momento em que uma decisão precisa ser tomada. Um ponto crucial.

CHORA CHUVA from Gisela MOTTA & Leandro LIMA on Vimeo.

Sobre a instalação, de acordo com os artistas:
Chegamos à conclusão de que poderíamos conectar essa definição de “encruzilhada” com o aspecto chuvoso da cidade de Vancouver, um fenômeno com potencial poético que sempre estivemos interessados em abordar. Chuva como condição de transformação, combinada com uma relação íntima do espaço interno, nesse caso o da exposição.

Nossa proposta é recriar uma situação onde a chuva invade um espaço fechado, onde precária e provisoriamente se tenta controlar a situação instável. O que deve ser mantido do lado de fora invade o lado de dentro. A instalação consiste de uma bagunça de vários baldes, aleatoriamente posicionados na tentativa de conter todos os vazamentos no cômodo. Em cada balde há um alto-falante que a cada batida vibra a porção de água já presente nos baldes. Recriando visual e sonoramente a recepção do gotejar, a chuva vem não de cima, mas de baixo. A composição sonora se espalha por vários canais de áudio com movimentos ora agitados ou quietos, sem cessar.

Nós usaremos esse período de residência para a pesquisa, aquisição e produção de trabalho, consideram o sistema sonoro tanto quanto os recipientes, apoios e bancos que são parte da composição da obra. Os alto-falantes são usados como protótipos e foram desenvolvidos para a Marinha.

“Chora Chuva”, instalação de Gisela Motta & Leandro Lima
Em cartaz até 31 de outubro
Visitação: domingos a quintas, de 11h a 18h; sextas e sábados, de 13h a 21h

Vancouver Biennale
Shipbuilder’s Square
North Vancouver



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA