Abertura | “nbp-etc: escolher linhas de repetição”, mostra por Ricardo Basbaum

(Rio de Janeiro, RJ)

A Galeria Laura Alvim apresenta a individual “nbp-etc: escolher linhas de repetição”, de Ricardo Basbaum, sob curadoria de Glória Ferreira, com abertura, quinta-feira, 11 de setembro, às 19h. Todos os trabalhos da exposição são inéditos ou nunca apresentados no Rio de Janeiro.

“nbp-etc: escolher linhas de repetição” é um panorama da prática artística de Ricardo Basbaum de mais de duas décadas, com foco na relação com o visitante, na produção de som a partir da escrita, na postura investigativa e auto-reflexiva do artista e na construção de plataformas colaborativas e de performances. Desde os anos 1980, o artista pesquisa a arte como mecanismo para articular experiência sensorial, sociabilidade e linguagem.

Basbaum avalia que as diferentes formas de ação eleitas para seus trabalhos “- estruturas, textos, desenhos, diagramas, vídeos – convergem nesta exposição em torno de um problema que se tornou cada vez mais presente em minha prática: como alguém se produz como artista? que tipo de artista se quer e se pode ser?”. O título da mostra reflete uma importante faceta da produção de Basbaum, focada na criação de “novas bases para a personalidade”, ou seja, maneiras de reinventar nossa presença e compreensão dos fenômenos, das relações e da própria cognição. Entre as obras em exposição estão vídeos, como o que registra um recente workshop realizado pelo artista no MoMA, Museu de Arte Moderna da Nova York.

“nbp-etc: escolher linhas de repetição”, mostra individual de Ricardo Basbaum
Curadoria de Glória Ferreira
Abertura: 11 de setembro, às 19h
Em cartaz de 12 de setembro a 16 de novembro de 2014
Entrada franca

Galeria Laura Alvim
Av. Vieira Souto 176 – Ipanema
55 21 2332 2017
De terça a domingo, 13 às 21h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA