Abertura | “Elevator music”, nova instalação de Otavio Schipper

(Berlim, Alemanha)

Otavio Schipper apresenta uma nova instalação na galeria alemã Die Raum a partir desta quinta dia 11, em cartaz até 26 de outubro. A obra se chama “Elevator music” e consiste de um único objeto: uma antiga cabine de elevador de madeira suspensa no teto.

Instalada como uma câmera aberta, e pendurada no alto do espaço expositivo como se capturada no meio de uma ação, o objeto provoca associações ao velho sistema cíclico de Paternoster – caracterizado por seu lento e contínuo movimento, similar às contas de um rosário. Elevadores são uma alegoria cultural popular, pesadamente carregados com uma série de associações: ascendência e transcedência, “corredor vertical da morte”, elo de conexão entre domínios real e ilusório, consciente e subconsciente, referência à modernidade e a urgência de expansão vertical, exemplificado pelo conceito futurístico de “elevador espacial”.

Apresentado aqui como desequilibrado e deslocado, a cabine de elevador na Die Raum sugere uma experiência de tempo e espaço predominantemente subjetiva. Usando um único objeto para referir-se a outros, a instalação cita o “experimento mental” ou Gedankenexperiment da física teórica, que postula cenários hipotéticos que permitem afirmações sobre a natureza do tempo e do espaço. Em seu trabalho, Otavio Schipper examina percepções de tempo, história e ficção e a memória cultural de objetos – formando conexões entre eles, em vez de construi-los.

“Elevator music”, nova instalação de Otavio Schipper
Abertura: 11 de setembro, às 19h
Em cartaz até 26 de outubro
Visitas 24 horas

Die Raum
Oderberger Straße 56
10435 Berlin



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA