Sandra Cinto expõe instalações inéditas nas Ilhas Canárias

(Ilhas Canárias, Espanha)

O Centro Atlántico de Arte Moderno de Las Palmas de Gran Canaria apresenta a exposição “La otra orilla” [“A outra orla”], de Sandra Cinto, em cartaz até 21 de setembro.

A mostra consiste de três grandes instalações que representam o olhar único de Sandra sobre a relação Brasil-América Latina e Europa e, mais precisamente, com as Ilhas Canárias. São obras produzidas para o CAAM que refletem os três suportes mais frequentes em sua obra: pintura, escultura, desenho e instalações site-specific, as três linguages que sustentam sua produção artística.

Sandra Cinto é uma das maiores artistas desenhistas inovadoras no contexto latino americano, onde ela se destaca pela maneira como expande o suporte até que ele dialogue com pintura e escultura. A partir do desenho, ela intercede graficamente no espaço arquitetônico, objetos ou qualquer imagem se tornam híbridos.

Em sua obra, explica o curador David Barro, “nos movemos por sedução e tragédia, atração à beleza e a consciência das feridas dessa viagem. Sandra Cinto dá forma visual à dificuldade que é transitar pela vida, sobreviver. Desse modo, ela desenha oceanos que são fronteiras, paisagens emocionais que respondem metaforicamente à essa difícil tarefa que é ir de um lugar a outro. Em muitos casos ondas parecem montanhas, ainda que naturais e imensuráveis. Oceanos são paredes. Às vezes oceanos que são pontes, e as fronteiras se ampliam, se humanizam, permitindo o cruzamento até a outra orla. Natureza torna-se cultura”.

A arte de Sandra Cinto, acrescenta Barro, “é uma maneira de resistir, uma utopia do que é belo, justo, social. Seus trabalhos definem uma experiência abismal, insistindo em uma série de temas, apesar da aspiração nunca ser concretizada, ela não desmerece esperança. As paisagens de Sandra Cinto são um convite para perder-se na beleza do imensurável.”

“La otra orilla”, mostra individual de Sandra Cinto
De 12 de junho a 21 de setembro
Terça a sábado, de 10h a 21h; domingos de 10h a 14h

Centro Atlántico de Arte Moderno (CAAM)
Los Balcones, 11
35001 Las Palmas de Gran Canaria – España
Telf.: (34) 928 311800
Fax: (34) 928 321629
info@caam.net



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA