(Londres, Reino Unido)
O verão londrino recebe, no Instituto para Arte Contemporânea (ICA) evento que convida artistas internacionais, teóricos e escritores para apresentar obras, eventos e conversas individuais através do Instituto e online. Cada artista explora eventos históricos e mudanças sociais mais graduais em seus campos de atuação. Em vez de ilustrar um tema circunscrito, a mostra coletiva “Journal” [“Diário”] oferece uma configuração mais abrangente de projetos individuais a fim de considerar o papel do artista de por em foco o mundo em mudança à nossa volta. No centro do projeto está uma mostra de cinco apresentações individuais em suportes que vão desde a fotografia, passando por instalações até filmes, de Rossella Biscotti, Edson Chagas, Cyprien Gaillard, Paulo Nazareth, and Koki Tanaka.
A obra de Paulo Nazareth, baseada em performance e instalação, frequentemente remete à sua descendência indígena e africana. “Cadernos de África”, um trabalho em andamento, é apresentando como parte de “Journal”: uma caminhada de cinco anos iniciada em 2013, partindo de sua casa em uma favela próxima a Belo Horizonte, passando pelo Brasil até seguir sentido norte, através de todo o continente africano, a partir da Cidade do Cabo.
Sua caminhada-performance representa um questionamento lento, em tempo real, sobre a própria experiência do artista e também as dos indivíduos que ele encontra no caminho, criando uma trama sutil de conexões que unem não apenas pessoas mas ainda comunidades e histórias. As instalações de Nazareth consistem de um arranjo de coisas efêmeras e vídeos que documentam sua jornada.
Ele se envolve com uma série de assuntos relacionados à raça, ideologia e a distribuição desigual de desenvolvimento através de sua prática, interdisciplinar e participativa. Nazareth busca incorporar a ideia do artista como conectivo, decodificador e filósofo.
“Journal”, mostra coletiva com Paulo Nazareth
Em cartaz até 7 de setembro
ICA – Institute for Contemporary Art
The Mall
Central London, SW1Y 5AH
Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 23h; exposições abertas das 11h às 18h exceto quintas, das 11h às 21h