(Salvador, BA)
A galeria Paulo Darzé realiza uma mostra individual com o pernambucano Hildebrando de Castro, a primeira do artista na Bahia. A exposição segue em cartaz até 20 de setembro.
Sobre o artista (texto de Vauluizo Bezerra):
Hildebrando de Castro é um artista que em toda sua trajetória deflagra desafios no contrapé das expectativas. Sua obra porta de imediato uma condição pela qual levanta certa tensão, no modo como enreda suas qualidades de irrefutável preciosismo em sua fatura.
Artista eminentemente figurativo, grifado por qualidades técnicas obsessivas, abrindo pela mimese toda sua instrumentação argumentativa, para além da inevitável evocação hiper-realista, porque distante do seu acriticismo. Desenhista de observação pelos cânones tradicionais, usando modelos para a construção de suas narrativas, para em seguida assumir a fotografia como um aporte de agilização processual, além do sintoma que tais usos refletem simbolicamente como ato incurso em seu tempo.
O uso da imagem como recurso para a representação de sua imagética lhe retira das ideias naturalistas do passado, mas se reporta a esse passado instaurando ironicamente novas extensões que se sobrepõem aos valores estéticos instituídos historicamente. O universo onde se apoia as narrativas de Hildebrando de Castro são providos pelo território da arte, do pensamento do homem sobre o homem, suas idiossincrasias e as coisas que cria e se cerca.
Sua arte, portanto, transpõe a ideia da janela que representa, para o espaço do simulacro. Lida com um trânsito entre signos reconhecíveis, situações, comportamentos, erotismo e religiosidade, conceitos instituídos – a seus aditivos provocantes, irônicos, onde está a serviço de deslocamentos que subvertem o usual, que estendem a natureza de suas construções subversivas no encontro de novas subjetividades em busca de elucidações.
Mostra individual de Hildebrando de Castro
Em cartaz até 20 de setembro
Paulo Darzé Gallery
Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8
Corredor da Vitória
55 71 32670930 | 55 71 99186205