Em cartaz | “Momento fecundo”, instalação de Henrique Oliveira

(Chaumont-sur-Loire, França)

Desde 11 de abril, Henrique Oliveira apresenta uma escultura no Domaine de Chaumont-sur-Loire entitulada “Momento fecundo”.

Trata-se de uma das comissões anuais do Domaine, que faz uso de materiais e ideias relacionadas à natureza, e os artistas convidados nos levam a uma viagem por um mundo fantasia. Henrique Oliveira inventou um ser metade animal, metade planta, emergindo de um celeiro como algo que surge do inconsciente.

Henrique Oliveira escolheu um dos celeiros do Domaine de Chaumont-sur-Loire para erguer um trabalho híbrido, quase vivo, que parece literalmente se levantar das paredes de pedra. Ele desenhou uma espiral se enrolando pelas vigas e escadarias como uma grande serpente ou raiz que estava enterrada por décadas e de repente começou a crescer impulsivamente, fora de controle.

A obra transita entre animal e planta – seu criador a vê como uma referência à serpente na história do Pequeno Príncipe, que engole um elefante. Mas para Gaston Bachelard (que escreveu “The Poetics of Space”), para Oliveira o celeiro é um covil do inconsciente, de forças negras e desconhecidas. Pois ninguém sabe onde a obra começa e onde termina, ou onde essa raiz gigante ou réptil parará de crescer.

Um pintor e escultor que produz peças com impacto visual e artístico excepcional, Henrique Oliveira usa um material barato e comum no Brasil: madeira compensada. Ele costuma entrelaçar o espaço em questão de alguma forma em seu trabalho, casando suas formas, vãos e rachaduras, e suas esculturas compartilham características com colagem e montagem.

Mais flexível que madeira, usada em suas primeiras criações, madeira compensada pode facilmente ser adaptada para tomar formas orgânicas espetaculares. “Minhas instalações se parecem com parades vivas construídas com carne, pele danificada ou grandes pinturas.” Como troncos de árvore ou raízes rasgadas por forças poderosas ou ondas telúricas fantásticas, as esculturas de Oliveira são também pinturas que parecem se mover diante dos olhos, nos atraindo para um redemoinho de formas fascinantes.

“Momento fecundo”, instalação de Henrique Oliveira
Em cartaz até 2 de novembro

Domaine de Chaumont-sur-Loire
41150 Chaumont-sur-Loire, France
+33 2 54 20 99 22



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA