(Itaparica, BA)
A Bienal convidou 13 artistas e uma crítica para uma estadia no Instituto Sacatar. Durante o período da residência artística eles desenvolvem projetos específicos para a Bienal.
O Instituto Sacatar dirige um programa internacional de residência para artistas na sua sede na Ilha de Itaparica, que fica na Baía de Todos os Santos na região metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil.
Baseada nos Teatros Anatômicos do corpo humano, que surgiram em meados do século XVI em algumas cidades europeias, a artista residente Camila Sposati desenvolveu para a 3ª Bienal da Bahia o projeto “Teatro Anatômico da Terra”, obra que está em processo de construção na Ilha de Itaparica.
De acordo com a artista, a ideia do projeto é refazer o Teatro Anatômico do século XVI na forma do Teatro Anatômico da Terra, no século XXI. “A pesquisa que foi feita sobre o Nordeste me interessa muito, é como descobrir coisas novas dentro daquilo que estamos acostumados a ver. Gosto de poder dialogar aqui, esse contexto é livre para trabalhar, menos ou quase nada envolvido com questões comerciais do artista e de galeria”, diz Camila Sposati.
Inicialmente voltados para estudantes de medicina interessados em assistir sessões de dissecação do corpo humano, os Teatros Anatômicos configuravam-se como teatros temporários de contemplação. Essas construções caracterizavam um estímulo ao estudo da anatomia humana e ao entendimento do seu funcionamento interno, possibilitando a elaboração de teorias científicas.
Para a arquitetura da obra, utiliza-se como modelo o Teatro Anatômico de Padova, construído em 1595, com capacidade para 80 pessoas e modelo também para vários outros teatros anatômicos surgidos posteriormente. A característica da arquitetura do teatro de Padova é do tipo axial para o foco ao corpo, ideia originada a partir de uma criação conjunta entre o anatomista Hieronymi Fabricii (1533-1619), o teólogo Paolo Sarpi e o arquiteto Dario Varotari. O olho humano foi utilizado como modelo, desenvolvendo a concepção da obra até chegar à sua estrutura, que enfatiza o foco no seu ponto central, onde se localiza o corpo humano, por meio do próprio objeto de estudo.
*texto extraído do site da III Bienal da Bahia.
“Teatro Anatômico da Terra”, projeto de residência de Camila Sposati
Até 7 de setembro, no Instituto Sacatar
III Bienal da Bahia
Em diversos espaços expositivos de Salvador e cidades do interior do estado
Informações: www.bienaldabahia.com | 55 71 3116-8007 / 3117-6137 / 9163-3315
Facebook: /BienaldaBahia2014
Twitter:@BienaldaBahia
Instagram:@bienaldabahia