Últimos dias | “Matriz e Descontrução”, coletiva com curadoria de Luisa Duarte

(Rio de Janeiro, RJ)

A galeria Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta desde o dia 15 de maio a exposição “Matriz e Desconstrução”, que ocupará todo o espaço expositivo do edifício.

Com curadoria da crítica de arte Luisa Duarte, a mostra traz trabalhos dos artistas Adriano Costa, Ana Holck, Angelo Venosa, Carla Guagliardi, Daisy Xavier, Érika Verzutti, Gustavo Speridião, Iran do Espírito Santo, José Bento, Luiz Zerbini, Matheus Rocha Pitta, Nuno Ramos, Waltercio Caldas e Wagner Morales.



A curadoria da mostra tece diálogos entre obras cuja matriz construtiva é nítida, ou seja, trabalhos cuja visualidade é seca e depurada, de natureza geométrica, e outros nos quais uma narrativa vem à tona, sinalizando uma conversa entre pólos que não são opostos, mas diversos e que fazem parte de uma mesma história da arte brasileira dos últimos cinqüenta anos. Com artistas de diferentes gerações e obras que variam desde uma de Waltercio Caldas de 1967, espécie de desenho escultórico na parede que já sinaliza procedimentos fundamentais que virão reger o processo dos artistas, até outras datadas de 2013 e 2014.

Sem ter como ponto de partida um conceito completamente fechado, a curadora foi alinhavando a ideia da mostra a partir de visitas aos ateliês dos artistas, no contato com os trabalhos e nas conversas com os mesmos. “Numa época em que o conceito, a ‘explicação, para o trabalho ou a exposição parece vir quase sempre antes, fica mais rara a chance do publico ter um contato com a arte que guarde o elemento da surpresa, do espanto, da mudança inaudita.”, diz Luisa, que completa dizendo que é importante resgatar a frase de Jean-Luc Godard (Paris, 1930), para quem “cultura é regra, arte é exceção” (do filme “Je vous salue, Sarajevo”, de 1993).

Luisa Duarte ressalta que o crítico precisa ter cuidado ao preservar e alinhavar os sintomas do mundo contemporâneo presentes na arte, mas também dar um passo atrás e “escutar” e “ver” as obras em si.
A curadora pretende ainda trabalhar a iluminação da exposição para reforçar esta ideia de claro x escuro, e limpeza x ruído. “Há obras mais racionais e outras que mostram a brutalidade da vida”, comenta.

“Matriz e desconstrução”
De 15 de maio a 5 de julho
Segunda a sexta | 10h às 20h
Sábado | 12h às 18h

Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea
22470-100 – Rio de Janeiro, RJ
Tel: (21) 2540 6446/ 2274 3873
galeria@anitaschwartz.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA