(Rio de Janeiro, RJ)
A artista Marilá Dardot está em cartaz com a exposição individual “Pouco a pouco”, na Galeria da Casa de Cultura Laura Alvim.
Sob curadoria de Glória Ferreira, a mostra apresenta obras em suportes como instalação, vídeo, pintura e escultura, tendo como eixos a cor, a geometria, o tempo e a literatura. Mineira, radicada em São Paulo, a artista mostra nove trabalhos, com datas entre 2002 a 2014, tornando esta sua maior individual dos últimos seis anos.
Uma das instalações que compõem “Pouco a pouco” é “Avant et après la lettre”: um livro repousa sobre uma pilha de pequenos fragmentos de frases, que parecem sair ou entrar nele. Estes fragmentos de livros diversos cobrem quase todo o chão do espaço. A instalação foi originalmente criada para a biblioteca do Chateau de Rentilly, no Parc Culturel de Rentilly, França, em 2011. A expressão francesa “avant la lettre” significa “antes do estado definitivo; antes do seu inteiro desenvolvimento” ou “antes do termo existir”.
Sobre a artista:
“A obra de Marilá Dardot baseia-se em alguns pressupostos. Em primeiro lugar, apóia-se numa crença ferrenha na escrita como gatilho humanístico e afetivo que nos reposiciona diante de nós, dos outros e do mundo. O ângulo escolhido não resvala no esmiuçamento da linguagem e do discurso pelo viés estruturalista ou mesmo pós-estruturalista, mas na capacidade poética das fissuras, das pausas, da volumetria e da sensualidade do universo da escrita (o livro como objeto de desejo e de afeição, capítulos, espaçamentos dos textos, o sentido dos textos, coleções de palavras e de frases).” – Cristiana Tejo em “Escrita, Afetividade e Colaboração”
“Pouco a pouco”, individual de Marilá Dardot
Curadoria de Glória Ferreira
De 5 de junho a 17 de agosto
Galeria da Casa de Cultura Laura Alvim
Avenida Vieira Souto 176, Ipanema
+55 21 2332 2017
Visitações de terça a domingo, de 13h a 21h