(Aarhus, Dinamarca)
“Nervous Systems – Languages of Wonder & Denial” [“Sistemas Nervosos – Linguagens de Espanto e Negação” reúne obras históricas e contemporâneas que experimentam com e ordenam cenários para linguagens inquietantes e envolventes. A mostra inclui novas e recentes trabalhos de artistas, performitas, músicos e escritores que buscam desestabilizar a rigidez da gramática, enquanto subvertem convenções morais e ideológicas. Através de um engajamento contínuo com performances, as práticas expostas transformam linguagens em um limiar – linguagens que evoluem e mudam em um estado contínuo.
Os experimentos do compositor britânico e ativista Cornelius Cardew e a escritora americana Kathy Acker servem com os elementos chave para “Nervous systems”, um termo que funciona duplamente: referindo-se às linguagens como estruturas que conectam com um desejo de ir além, e à sociedade como sistema nervoso, na qual ritmos e desejos individuais e coletivos coexistem.
A exposição inclui Treatise, de Cornelius Cardew, uma partitura gráfica de 193 páginas, para ser executada coletivamente, ainda que sob perspectivas diferentes, e o manifesto de Acker, Languages of the Body, que traça uma relação irreverente com a linguagem. As práticas de Acker e Cardew operam em diferentes ciclos, no entanto insistem e trabalham com tensões produtivas entre leituras subjetivas e racionalidades compartilhadas.
O vídeo de Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado, “O Século”, faz a trilha sonora da exposição, apresentando objetos coreografados que caem e colidem em sequência, evocando uma linguagem de protesto e ruína.
Artistas participantes; Kathy Acker, Sif Ankergard, Cornelius Cardew, Alex Cecchetti, Patrick Coyle, Natascha Sads Haghighian, Cinthia Marcelle & Tiago Mata Machado, Atalia Ten Brink, Wu Tsang
Programação:
Abertura: duas performances de Alex Cecchetti e Patrick Coyle, começando 17h
Sábado, 28 de junho, de 11h a meio-dia: Bárbara Rodríguez Muñoz e Fatima Hellberg realizam uma conversa com curadores e uma visita guiada especial.
“Nervous Systems – Languages of Wonder & Denial”, mostra coletiva com Cinthia Marcelle
Em cartaz até 27 de agosto
Visitação: terças a sextas, das 10h às 17h; quartas, das 10h às 21h; fins de semana, de meio-dia a 17h
Kunsthal Aarhus
JM Morks Gade 13
3000, Aarhus C