(Cidade do México, México)
Marcelo Cidade participa da mostra coletiva “El Teatro del Mundo”, em cartaz a partir de hoje no Museo Tamayo.
Toda cidade é reimaginada e reconstruída como resultado de um espetáculo. Seja para impulsionar o turismo, realizar promessas políticas ou encorajar o nacionalismo, a arquietura de uma cidade é frequentemente ornamentada para demonstrar progresso. Desde a representação das nações na World Fair do século XIX, até os projetos de renovação urbana pós-guerra, construções são erguidos como monumentos artificiais que mais tarde tornam-se obsoletos ainda quando disfarçam a realidade urbana.
“El Teatro del Mundo” examina os trabalhos de diferentes artistas interessados na arquitetura como lugar para representação social e política. No entanto, mais do que revelar as utopias falíveis do passado, a exposição reflete no mundo como um palco, onde monumentos, palácios, ruínas e projetos de habitação social coexistem e se renovam sob a mesma fachada nacional e de desenvolvimento aparente.
Artistas participantes: Alexánder Apostol, Yto Barrada, Marcelo Cidade, Nathan Coley, Livia Corona, José Dávila, Marjolijn Dijkman, Gardar Eide Einarsson, Angela Ferreira, Andreas Fogarasi, Meschac Gaba, Carlos Garaicoa, Terence Gower-Pedro Reyes, Pablo Hare, Heidrun Holzfeind-Christoph Draeger, David Maljkovic, Olivia Plender, Anri Sala, Kostis Velonis
Curadora: Andrea Torreblanca; assistente curador: Ixel Rion
“El Teatro del Mundo”, mostra coletiva com Marcelo Cidade
De 12 de junho a 11 de setembro
Terça a domingo, de 10h a 18h
Museo Tamayo
Paseo de la Reforma No. 51
Col. Bosque de Chapultepec, Del. Miguel Hidalgo
T: (5255) 5286 6519