Duas mostras marcam as comemorações dos dez anos do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça

(Rio de Janeiro, RJ)

Marcando os dez anos do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça estão abertas ao público, a partir de hoje no Museu Histórico Nacional, as exposições “Inventário da Paixão – Homenagem a Marcantonio Vilaça”, reunindo obras de artistas premiados em edições anteriores, e “Cor, Luz e Movimento”, homenagem ao artista Abraham Palatnik.

Veja algumas das obras expostas:

A coletiva “Inventário da Paixão” traz trabalhos dos artistas brasileiros Adriana Varejão, Angelo Venosa, Beatriz Milhazes, Barrão, Cildo Meireles, Daniel Senise, Efrain Almeida, Ernesto Neto, Francis Allys, Gilvan Samico, Helio Oiticica, Hildebrando de Castro, Iran do Espírito Santo, Jac Leirner, José Damasceno, José Resende, Leda Catunda, José Leonilson, Lia Menna Barreto, Luiz Zerbini, Lygia Pape, Maurício Ruiz, Mauro Piva, Nuno Ramos, Rivane Neuschwander, Rosangela Rennó, Valeska Soares e Vik Muniz. São 66 obras de 36 artistas surgidos nos anos 1980, com curadoria de Marcus de Lontra Costa, coordenador geral do Prêmio.

Já a coletiva “Cor, luz e movimento” presta uma homenagem ao artista Abraham Palatnik (1928). A partir de trabalhos do pioneiro da arte cinética brasileira, diversos artistas estabelecem pontos de contato com o conjunto de sua obra. A mostra apresenta uma sala especial com oito trabalhos de Palatnik e 38 obras de 14 artistas que se relacionam com sua poética. Entre eles Ana Linnemann, Eduardo Coimbra, Deneir, Emygdio de Barros e Wagner Malta Tavares. Para o idealizador da exposição, o projeto parte do pressuposto de que o aspecto definidor da arte do século 20 está na instigante relação entre o artista e a máquina.

Instituído em 2004, o Prêmio homenageia o colecionador Marcantonio Vilaça, falecido em 2000 aos 37 anos, que se empenhou com afinco a lançar e divulgar novos artistas no mercado brasileiro e internacional de arte, tendo doado diversas obras de sua coleção para museus em todo o mundo.

Nesta que é a quinta edição do prêmio, pela primeira vez, trinta trabalhos serão selecionados para uma mostra no Instituto Inhotim, detentor de um dos maiores acervos de arte contemporânea do mundo. As obras serão expostas no parque em abril de 2015 e de lá sairão os cinco vencedores do Prêmio, que receberão uma bolsa de pesquisa de 40 mil reais.

O SESI assinou ainda convênio com a Universidade Metropolitana de Manchester, da Inglaterra, um intercâmbio técnico de arte e design. Um artista e um curador vencedores participarão de uma residência na Faculdade de Artes da universidade inglesa.

Edição especial do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça, com participações de Eduardo Coimbra e Wagner Malta Tavares
De 30 de maio a 23 de julho de 2014

Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Ancora s/n, Centro, Rio de Janeiro, RJ
De terça a sexta, das 10h às 17h30
Sábado, domingos e feriados, das 14h às 18h
Entrada R$ 8,00 com gratuidade aos domingos



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA