(Rio de Janeiro, RJ)
A Galeria Laura Marsiaj recebe a exposição individual “Mind the Gap”, do artista Cristian Silva-Avária, a segunda individual do artista no Rio.
Silva-Avária, que participou na última bienal de Veneza de 2013 em colaboração com o artista e cineasta alemão Harum Farocki, trabalha principalmente em fotografia e vídeo sobre elementos residuais das tramas urbanas que definem tempos, espaços e lugares em diversas cidades. A ideia de encontro fortuito, o procedimento da deriva, e a edição de imagens em séries, coleções e constelações é o processo de pesquisa e criação do artista sobre os efeitos secundários da grande produção de matéria urbana na contemporaneidade, e de consequentes cenários instáveis e transitórios.
Em “Mind the Gap”, Silva-Avária apresenta uma grande quantidade de imagens realizadas em diversos formatos e matérias, tais como vídeo-instalações de dois e três canais, fotografias em caixas de luz, diasec (revelação com video acrílico), c-prints (revelação cromogênica), etc. O eixo da exposição é baseado em encontros fortuitos do artista com o enigmático, o familiar e o não-familiar, a partir de derivas por diferentes cidades de América Latina e Europa.
O titulo da exposição, apropriado da conhecida advertência do metrô de Londres, é justamente o conceito que relaciona todas as imagens numa grande unidade. “Mind the Gap” (atenção com a buraco, o trecho, o intervalo) é uma exposição que reúne diversas imagens que procuram documentar, arquivar e comparar esses limites das sociedades contemporâneas que Michel Foucault chamou de “heterotopias” e “heterocronias”.
“Mind the Gap”, de Cristian Silva-Avária
De 29 de abril a 28 de maio
Visitação de terça a sexta, das 10h às 19h
Fins de semana das 11h às 16h
Galeria Laura Marsiaj
Rua Teixeira de Melo, 31c
Ipanema, Rio de Janeiro
t/f: +55 21 2513 2074