SP-Arte | Lançamento dos livros “Partitura”, de Sandra Cinto e “Não”, de Fabio Morais

(São Paulo, SP)

Como parte da programação cultural da SP-Arte 2014, serão lançados hoje, às 19h o livro “Partitura”, de Sandra Cinto, e o livro “Não”, de Fabio Morais, no lounge da SP-Arte.

*Sobre “Partitura”:
Para a sua Partitura, Sandra trouxe os mesmos elementos: o pentagrama condensa-se à medida que se viram as páginas, pausando o movimento na dupla central da obra, criando um horizonte e os desenhos, que remetem à vibração e às ondas sonoras, percorrem todo o livro e alteram o código desse suporte.

A artista desenha em cada um dos 15 exemplares, impressos em litografia e acondicionados em pastas de tecido, apoiados sobre uma base de madeira desenhada e executada especialmente para a publicação. Assim, cada obra será única, ainda que componham uma edição de 15 exemplares. 
O formato da obra foi inspirado em antigos cadernos de estudos musicais, e a escolha pela litografia ocorreu em virtude da técnica ter sido criada para a impressão de partituras, no final do século XVIII, sendo, posteriormente, amplamente empregada para reproduções.

Sobre “Não”:
Fabio Morais, que tem o livro como base de suas investigações artísticas, foi convidado a inaugurar a série “ponto e vírgula”. Em um exercício de referência à história da impressão (e da expressão) no Brasil, Fabio escreve textos, reúne referências e cria diálogos que cobrem o tema desde o século XVIII – com a possível chegada de tipografias ao país, passando pela proibição de suas instalações, até a autorização concedida em 1808, com a transferência da Corte portuguesa para o país – até a censura instituída pelo golpe de 1964, chegando aos anos 2000, onde torna evidente a comunicação instantânea dos novos meios.

Fabio começa essa obra subvertendo a própria organização física do livro: o texto já se inicia na capa, ocupa algumas páginas do miolo, sem numeração, para então dar lugar a imagens. Essas imagens constituem um diálogo: para acompanhá-lo, o leitor deve “ir e voltar” pelo livro, uma vez que as páginas estão baralhadas. O fim desse exercício leva ao que seria a capa do livro, na dupla central, com a resposta à última pergunta do diálogo: não. Findo o diálogo, o texto é retomado, para então terminar na quarta capa.

*Textos extraídos do site da Ikrek Edições.

Lançamento dos livros “Partitura” e “Não”, de Sandra Cinto e Fabio Morais
Quinta-feira, 3 de abril, 19h
Lounge SP-Arte
Pavilhão da Bienal
Parque do Ibirapuera
Evento com bilheteria
ikrek.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA