(São Paulo, SP)
O Museu de Arte Moderna de São Paulo recebe a mostra de fotografia “Poder provisório”, com 86 obras do acervo do museu, na sala Paulo Figueiredo.
Com curadoria de Eder Chiodetto, “Poder provisório” visa discutir a instância do poder em diferentes esferas da vida social, através de imagens documentais e obras conceituais, em sua maioria de cunho político, que utilizam a fotografia como suporte.
A mostra é composta por obras realizadas nos últimos cinquenta anos, e busca provocar uma reflexão acerca das esferas de poder em contraponto aos problemas sociais históricos do Brasil. O recorte inclui registros como uma extensa série de fotografias realizadas da década de 1970 a 1990, de Orlando Brito, que vão de imagens que revelam a ascensão de Lula, então metalúrgico, a imagens do presidente João Figueiredo no poder, da guerrilha do Araguaia e da votação das Diretas Já.
Para ver a mostra, o visitante deverá passar por um portal que dá espaço a um zigue-zague, diferente da concepção da sala original, dando lugar a outra arquitetura que convida a seguir a linha de fotos apresentadas, “reforçando a ideia de convulsão e entropia que salta das obras e se manifesta no espaço expositivo”, diz o curador. A partir do portal, o ciclo abre e fecha com duas imagens de Alcir da Silva sobre a queda das Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.
Os artistas selecionados por Chiodetto são: Alcir Navarro da Silva, André Cypriano, Anna Bella Geiger, Antonio Manuel, Arthur Omar, Bené Fonteles, Boris Kossoy, Caio Reisewitz, Carlos Freire, Claudia Andujar, Claudio Edinger, Cris Bierrenbach, Ed Viggiani, Edouard Fraipont, Fernando Lemos, Flávio Damm, Gastão de Magalhães, Iran do Espírito Santo, João Urban, Lenora de Barros, Luis Esteves, Luiz Braga, Marcelo Buainain, Marcelo Zocchio, Mario N. Ishikawa, Maureen Bisilliat, Mauro Restiffe, Mídia Ninja, Odires Mlászho, Orlando Brito, Paula Trope, Paulo Bruscky, Paulo Fridman, Paulo Nazareth, Pedro Motta, Penna Prearo, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Sandra Cinto, Thomaz Farkas, Vera Barros e Willy Biondani.
“Poder provisório”, com Caio Reisewitz, Lenora de Barros, Odires Mlászho, Paulo Nazareth, Pedro Motta e Sandra Cinto
De 1º de abril a 15 de junho de 2014
Terça a domingo e feriados, das 10 às 17h30
Entrada: R$ 6,00
MAM-SP – Sala Paulo Figueiredo
Av. Pedro Álvares Cabral, portão 3 – Parque Ibirapuera
São Paulo / São Paulo / Brasil
55-11-5085-1300
55-11-5085-2342