Mostra individual “Lugar Nenhum”, de Kilian Glasner

(Recife, PE)

O artista pernambucano radicado em Berlim Kilian Glasner apresenta a mostra individual “Lugar Nenhum”, na Galeria Amparo 60.

Kilian não expõe no Recife desde 2010 e essa será sua primeira exposição na Amparo 60, composta por obras, até então inéditas no Estado, das séries intituladas: Infinito e Obscura.

Sobre a exposição:
O artista vai expor desenhos em pequenos e grandes formatos. No total, são 15 obras, 12 produzidos em pastel e carvão sobre papel e três em nanquim sobre papel. Nos trabalhos da série Infinito, Kilian utiliza elementos retirados de fotografias que colheu nas suas viagens. Pistas de decolagem, estradas, pontes e caminhos são transportados para ambientes improváveis. Os lugares retratados são aparentemente reais, porém inexistentes no mundo real, de acordo com Glasner. É desse conceito de um “não lugar” que surge o título da exposição, Lugar Nenhum.

Outro aspecto que se faz bastante presente na mostra é o deslocamento, o trânsito entre lugares e ambientes. Essa ideia aparece na série Obscura, cuja opção foi por paisagens noturnas. Nos trabalhos, convivem imagens de constelações, mapas e cabanas na natureza numa referência ao tempo em que o artista se dividiu entre Berlim e Itamaracá (PE). O processo de elaboração dos desenhos da série Obscura lembra a invenção da câmera obscura e da revelação analógica, atestando o flerte entre a linguagem fotográfica e a pictórica, sempre presente nas suas obras.

Sobre o artista:
Sua obra foi premiada no 39° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco em 1999. Realizou seus estudos de graduação e mestrado na École Nacionale Superieure des Beaux-Arts, orientado pelo artista Giusepe Penone.

Dentre seus projetos destacam-se: residência artística na Academia Francesa de Artes em Roma, a Villa Médici, e seus trabalhos fotográficos na cordilheira do Himalaia, na Índia, em 2003, além da participação em mostras coletivas na França, Holanda e Itália.

“Lugar Nenhum”, de Kilian Glasner
Visitação de 21 de março a 20 de abril
Segundas – sextas, das 09 às 13h e das 14h às 18h
Sábados com agendamento prévio
Galeria Amparo 60
Av. Domingos Ferreira, 92 A
Boa Viagem, Recife – PE
+55 81 3033.6060



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA