(Rio de Janeiro, RJ) A exposição “Encontro de Mundos” celebra o primeiro aniversário do MAR e homenageia seus benfeitores na formação da Coleção.
A mostra, pela primeira vez, reúne as obras doadas à instituição e faz uma leitura da diversidade das experiências abrigadas no museu. A curadoria é do diretor cultural Paulo Herkenhoff. Encontro de Mundos reúne mais de 160 obras de artistas como Aleijadinho, Guinard, Vik Muniz, Mestre Valentim, Ione Saldanha, Sergio Allevato e Raul Mourão.
O ponto de partida é a instalação “Modernismo Shamânico”, de Sergio Vega, que representa o meio ambiente, os tempos culturais, a música, a arquitetura moderna, o design, a tecnologia, as instituições de arte, as tradições populares e a vida social do Brasil. Com a tapeçaria do século 17, de Albert Eckhout, “O Combate dos Animais – A Anta e a Onça” (Série as “Pequenas Índias”), a obra articula o encontro dos visitantes com os diversos mundos da coleção.
Mais que apresentar parte do acervo, a mostra busca envolver o público nas indagações acerca das finalidades de um museu. “Integradas ao acervo do MAR, as obras são rearticuladas entre si em termos simbólicos, criando sentidos e vínculos como nas hipóteses desta exposição”, afirma Herkenhoff. “Esses grupos que denominamos ‘núcleos significativos’, pensados sob os mais diversos pontos de vista, configuram as características do MAR como lugar de um possível de encontro de mundos”, completa.
A exposição, que fica em cartaz até o 25 de maio, é apresentada ao público dividida em núcleos: (Des)encontros com a natureza no imaginário de mitos e pseudo-ciência; Geo ou a hegemonia política na representação do espaço social; Creio! A tolerância e a diversidade das religiões; e Vontade construtiva – A abstração geométrica como dimensão da modernidade no Brasil.* texto retirado de matéria publicada no portal do Jornal do Brasil
Dentre os artistas participantes está Sergio Allevato, indicado ao PIPA em 2010 e 2012.
Veja algumas imagens de obras do artista:
“Encontro de Mundos”, participação de Sergio Allevato
De 18 de fevereiro a 25 de maio.
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro
CEP 20081-240
Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031 2741
Terça, 10h às 19h.
Quarta a domingo, 10h às 17h.
Ingressos de R$8,00 a R$4,00.