“Giro” | Mostra coletiva com Mariana Manhães, Gisela Motta e Leandro Lima e Sara Ramo

(Porto Alegre, RS)

Está em cartaz na Galeria Mamute, a exposição coletiva “Giro”, parte do projeto “Videoresidência Território Expandido”, com participações dos artistas Mariana Manhães, Gisela Motta e Leandro Lima e Sara Ramo.

A exposição, segundo o curador André Parente:
Desde 2005, passamos a nos interessar pela questão do giro nas performances, no vídeo, na videodança e nas videoinstalações. Esse interesse nos levou a criar um trabalho chamado Circuladô que existe em diversos formatos: vídeo, videoinstalação e instalação interativa. Em 2010, nasceu o Giro, projeto de exposição contendo trabalhos de artistas contemporâneos de diversas regiões brasileiras que possuem em comum o fato de utilizarem suportes distintos, em particular o vídeo.

Girar, rodar, rodopiar, olhar emtorno, eis o tema desta exposição. A grande maioria destes trabalhos possui uma similaridade: partindo de situações eobjetos banais do cotidiano, eles criam a ideia de que o giro nosafeta e nos atravessa de diversos modos. A partir de um mosaico de motivos – repetições, rotações, círculos, ciclos – somos surpreendidos pela “natureza” periódica da vida, até o mais recôndito da nossa experiência interior, bordada que ela é sobre a trama de nossa respiração, de nossos hábitos, de nossa espera, de nossos mecanismos e loops mentais. A nossa aposta é que o giro nos permite experimentar uma maneira própria de ver, que pertence ao corpo, em parte ligadaa esta ilusão persistente de que estamos no centro do que acontece. O giro nos faz pensar sobre o que se repete sem cessar e que, ao se repetir, se diferencia: uma ação ou suspensão da ação, um ritornelo ou imagem em loop, uma sensação ou pensamento.

A mostra é a primeira ação expositiva do projeto “Videoresidência Território Expandido” da Galeria Mamute aprovado no edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª edição, sendo o único projeto selecionado no Rio Grande do Sul.  

Artistas participantes: André Parente, Caetano Dias, Dirceu Maués, Gisela Motta e Leandro Lima, Jailton Moreira, Katia Maciel, Mariana Manhães, Sara Ramo.

“Giro”, mostra coleiva com Gisela Motta e Leandro Lima, Mariana Manhães e Sara Ramo
Até 2 de maio
De terça a sábado, das 14h às 18h

Galeria Mamute
Rua Caldas Júnior, 375
Centro Histórico, Porto Alegre
contato@galeriamamute.com.br
T: 51 3286.2615
T: 51 9916.8818



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA