Exposição coletiva “Encontros Carbônicos” aproxima temas de arte e ciência

(Rio de Janeiro, RJ)

Está em cartaz no Largo das Artes a exposição coletiva “Encontros Carbônicos”, combinando obras de arte contemporânea e debates e conversas transdisciplinares entre artistas e cientistas.

Em sua primeira edição, o projeto curado pelos editores Marina Fraga e Pedro Urano da Revista Carbono, ocupará os espaços do Largo das Artes por quatro semanas, com obras de artistas que já ilustraram as páginas da revista. São eles: Otavio Schipper, Fábia Schnoor, Marina Fraga, Mayra Martins Redin, Lilian Zaremba, Rodolfo Caesar, Danilo Carvalho, Leila Danziger, Maria Mazzillo e Raquel Versieux. De maneiras mais ou menos explícitas, as suas obras materializam o diálogo entre arte e ciência.

As conversas terão início no sábado, dia 29 de março, e a entrada é gratuita (sujeito à lotação do espaço). Haverá ainda transmissão online ao vivo através do site do evento, que você pode acessar clicando aqui.

Confira abaixo a programação completa das conversas:
Sábado, 29 março, às 17h: Encontro 1 – corpo, sonho e memória
Tania Rivera (psicanalista), Alejandro Ahmed (coreógrafo), John Araujo (neurocientista)

Sexta, 4 de abril, às 19h: Encontro 2 – a criação das formas
Exibição do curta-metragem ‘Cooking’, de Tunga.
Luiz Alberto Oliveira (cosmólogo), Ricardo Kubrusly (matemático), Tunga (artista)

Sábado, 12 de abril, às 17h: Encontro 3 – complexidade, metabiologia e criatividade
Gregory Chaitin (matemático), Virginia Chaitin (filósofa da ciência), Ricardo Basbaum (artista)

Sábado, 26 de abril, às 17h: Concerto ‘Personne’ e Lançamento da Carbono #6, lançamento do livro ‘Histórias de observatório’, de Mayra Martins Redin.

Sobre os artistas:
Ricardo Basbaum, além de artista, é escritor, crítico e curador. Trabalha em torno das relações sociais e interpessoais, desenvolvendo uma abordagem comunicativa para impulsionar a circulação de ações e formas. Com diagramas, desenhos, textos e instalações cria dispositivos interativos nos quais a experiência pessoal e individual dos atores e observadores participantes desempenha papel relevante. É doutor em Artes pela ECA-USP (2008) e professor do Instituto de Artes UERJ e da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo).

Otavio Schipper é formado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua formação em artes plásticas com cursos no Parque Lage e como assistente do fotógrafo Pedro de Moraes. Trabalhou no grupo de computação gráfica do Instituto de Matemática Pura e Aplicada desenvolvendo pesquisa em fotografia 3D. Possui uma extensa lista de exposições individuais e coletivas tanto no Brasil quanto no exterior, e alguns livros e textos publicados.

“Encontros Carbônicos”
De 27 de março a 26 de abril
Visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, sábados a partir das 11h
Entrada franca
Espaço sujeito à lotação

Largo das Artes
Rua Luis de Camões, 2, Centro.
Tel.: 21 2224 2985



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA